ÚLTIMAS NOTÍCIAS

17/03/2023
Município oferece alimentos sem açúcar para crianças do Ensino Infantil
Açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas e vitaminas O açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas, vitaminas, além de pães, biscoitos e bolos mais naturais nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), de Itapema. Mais saudável, o cardápio da merenda escolar, segue a resolução nº 6, de maio de 2020, do Fundo Nacional da Educação (FNDE), que é responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O órgão definiu a proibição da oferta de cereais adoçados, balas, bombons, bolachas recheadas, enlatados, margarinas e doces, entre outros alimentos que possuem adição de açúcar para as crianças até três anos de idade, além de orientar que sejam oferecidas mais porções semanais de frutas e hortaliças. As crianças do meio período, recebem duas refeições, café e almoço, já os alunos do período integral, recebem quatro refeições, café, almoço, lanche da tarde e jantar. A nutricionista da Educação Infantil, Michele Casagrande, destaca o processo de adaptação do cardápio `` Realizamos capacitações para as nossas merendeiras e pensamos em alimentos que pudessem substituir o açúcar e ainda assim ser saboroso para as nossas crianças” Uma das receitas que está sendo testada agora é o bolo sem açúcar preparado pelas próprias merendeiras das unidades. `` Ficamos felizes e surpresas com a adaptação das crianças, com o tempo eles foram aceitando e agora gostam bastante do bolo, feito com aveia, banana e uvas passas”   Benta Florêncio, Juciane Maria Eleuterio, merendeira do CMEI `` Fornecer uma refeição mais saudável, além de uma exigência legal, garante o melhor desenvolvimento das nossas crianças. Tudo isso é possível graças à nossa equipe da Alimentação Escolar, desde as nutricionistas, equipe de distribuição, até as merendeiras que preparam os alimentos com muito amor”   Alessandra Simas Ghiotto, Secretária de Educação FINTE VIP SOCIAL
SABER MAIS
09/11/2022
Tijucas terá Desfile de Natal
Tijucas terá Desfile de Natal Fonte: PMT O fim de ano se aproxima e com ele chega também um dos períodos mais especiais: o Natal. Para celebrar a data, a Administração Municipal de Tijucas vai promover no dia 10 de dezembro (sábado) um desfile natalino envolvendo escolas e entidades do município. O evento está sendo organizado pela secretaria de Cultura, Juventude e Turismo, em conjunto com as secretarias de Educação e de Assistência Social, Habitação e Direitos Humanos. A programação terá início às 20 horas no coreto da Praça Nereu Ramos (nas proximidades da igreja matriz) e em seguida, escolas e entidades iniciam o desfile que seguirá até o Casarão Gallotti. Lá o público será recebido com apresentações de corais. “Estamos com uma série de obras em andamento, muitos investimentos na saúde, em especial no Hospital de Tijucas e por isso não poderemos fazer uma programação muito extensa. Mesmo assim, não poderíamos deixar de celebrar o Natal e de envolver nossas crianças nesta época tão especial”. disse o prefeito em reunião com as diretoras escolares. Feira de Natal regional no dia 11 No dia seguinte, domingo, 11 de dezembro, acontecerá mais uma Feira de Artesanato no jardim do Casarão Gallotti. Por ser a última do ano, esta edição será regional e voltada para o tema natalino, incluindo a participação de artesãos de Tijucas e de cidades vizinhas. O evento terá início às 10h e encerramento previsto para às 20h. Durante todo o dia, além da venda de produtos natalinos, no espaço também haverá apresentações musicais e pontos de alimentação. Hoje, Tijucas conta com aproximadamente 70 artesãos cadastrados e que participam mensalmente da feira. “Nossa feira tem sido um sucesso todos os meses e esta que será a última do ano, pretende ser ainda mais especial, afinal, além de nossos artesãos locais esperamos contar com a participação de artistas de cidades vizinhas. Ainda teremos gastronomia e todo o nosso espaço de recreação para reunir as famílias, que é sempre o maior objetivo do nosso Casarão Gallotti”, disse a secretária Paula Regina da Silva. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo pelo telefone (48) 99137-0272.
SABER MAIS
02/05/2022
Ação Social lança Campanha do Agasalho 2022
Faltando pouco mais de um mês para o inverno, as temperaturas já começam a diminuir em todo Estado de Santa Catarina. Nessa época, muitos gostam de se preparar para o inverno e compram roupas novas de frio. Já pensou em usar a sua solidariedade para doar as roupas que você não usa mais? Pensando nisso, a secretaria municipal de Ação Social e Direitos Humanos de Tijucas está lançando nesta segunda-feira (02) a Campanha do Agasalho 2022. O objetivo é arrecadar peças adequadas às baixas temperaturas do inverno catarinense. Portanto, podem ser doados itens como calças, casacos, blusões, calçados fechados, mantas, luvas, meias, toucas, cobertores e edredons em bom estado de uso. “Nosso objetivo é amparar a população em situação de vulnerabilidade social. Com estas doações e com o nosso atendimento, pretendemos enfrentar a estação mais fria do ano dando todo o suporte possível”, afirma a secretária de Ação Social e Direitos Humanos de Tijucas, Bianca Machado. Confira os pontos de arrecadação da Campanha do Agasalho As doações devem ser entregues no posto de arrecadação mais próximo, confira os locais: - Prefeitura Municipal de Tijucas: Rua Cel. Buchelle, 1 - Centro, Tijucas – SC. - CRAS (Centro de Referência da Assistência Social de Tijucas): Avenida Coleira, 465, Praça, Tijucas – SC. - Sede da secretaria de Ação Social e Direitos Humanos de Tijucas: Rua José Joaquim Santana, 36 - Universitário, Tijucas – SC.
SABER MAIS
02/05/2022
Lei autoriza agendamento de consulta por telefone em postos de Tijucas
Um projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo Prefeito veio facilitar o agendamento médico para moradores de Tijucas. Pela nova regra, alguns pacientes já não precisam mais se deslocar até os postos de saúde para agendar sua consulta com o médico clínico geral, bastando o agendamento por telefone. O atendimento está liberado para pacientes idosos, pessoas com necessidades especiais, gestantes e lactantes. Para marcar a consulta, basta que o paciente ligue para a unidade do bairro onde está cadastrado. Autora da proposta, a vereadora Nadir Amorim (PSD) explica como o atendimento aos pacientes funcionará a partir de agora.  “Esses pacientes não precisam mais ir às UBS para solicitar um horário para consultar com profissionais das áreas de clínica geral. Se for feito o agendamento por telefone, a pessoa irá à UBS apenas no horário marcado”, comenta a vereadora Nadir.  Segundo ela, a lei traz mais efetividade às normas que incentivam o tratamento diferenciado para idosos e deficientes. “Leis federais e estaduais, como o Estatuto do Idoso, incentivam o Legislativo a criar mecanismos para facilitar a vida dos idosos, ou seja, a legislação atual prevê a prioridade no atendimento da população acima de 60 anos, porém, nenhuma das normas em vigor diz respeito à marcação de consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, argumento a parlamentar.  A expectativa é que a nova forma de agendamento ofereça maior comodidade e dignidade a essas pessoas, que geralmente possuem dificuldades para se deslocar até o posto de saúde para fazer o agendamento.
SABER MAIS
27/04/2022
Projeto reajusta em 16,73% salário de servidores municipais
O Poder Executivo de Tijucas encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 2434/2022, que autoriza reajuste de 16,73% nos vencimentos dos servidores e empregados públicos municipais. Desse percentual, 11,73% serão concedidos a título de perdas inflacionárias e 5% como aumento. Uma vez aprovado o projeto, o percentual passará a incidir nos salários a contar de abril de 2022. O reajuste incide sobre os vencimentos básicos de servidores e empregados públicos, ocupantes de cargo efetivo ou comissionado, integrantes da Administração Direta e Indireta dos Poderes Executivo e Legislativo. Servidores aposentados e pensionistas também serão beneficiados. Ficam de fora do reajuste apenas os profissionais do magistério municipal, cuja reposição de 33,24% foi concedida em março deste ano por meio da Lei nº 2895/2022. Para avaliar qual percentual seria aplicado, o Poder Executivo usou como base de cálculo a inflação acumulada no período de abril de 2021 a março de 2022 pelo INPC (Índice Nacional Preços ao Consumidor). Conforme dados da Câmara de Vereadores, o projeto de lei foi protocolado no dia 25 de abril, última segunda-feira. Até ser levada a plenário, a proposta ainda precisa ser aprovada pelas comissões parlamentares, como a Comissão de Finanças (CFOFF) e Constituição e Justiça (CCJ). De acordo com o Presidente do Poder Legislativo de Tijucas, vereador Maickon Campos Sgrott (PP), o órgão está dando agilidade à tramitação da matéria para que ela seja votada o mais rápido possível. “No mesmo dia em que recebemos o projeto, fizemos questão de lê-lo no expediente e dar impulso à tramitação. Com isso, o projeto já recebeu parecer jurídico e agora aguarda o parecer das comissões”, explica o Presidente. A expectativa é que a matéria seja votada ainda em maio. Proposta reajusta auxílio refeição no Executivo Além da reposição salarial, o Poder Executivo também encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 2435/2022, que reajuste o valor do auxílio refeição pago aos servidores do Poder Executivo. De acordo com a proposta, o novo valor será de R$ 350,00 por mês, observado o limite de até 22 dias. O valor atual é de R$ 289,50. Em mensagem, o Prefeito de Tijucas, Elói Mariano Rocha (PSD) explica que a revisão visa recompor os custos da cesta básica, que vem crescendo anualmente após a implantação do benefício. Segundo dados da Prefeitura, apesar das revisões realizadas nos últimos anos, o valor pago continua defasado em virtude da alta constante no preço dos alimentos. “Com a aprovação do projeto o valor do auxílio refeição passará para R$ 350,00, que representa um índice de reajuste de 20,09%, ficando ainda aquém do estabelecido pelo Poder Legislativo, mas considerando as diretrizes orçamentárias, neste momento é o índice que podemos oferecer”, afirma o Prefeito.
SABER MAIS
27/04/2022
Produtores rurais de Tijucas já podem ter acesso ao calcário do Programa Terra Boa
Os produtores rurais de Tijucas já podem contar com um importante incentivo do Governo Estadual para aumentar a produtividade das lavouras. A secretaria da Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas começou na última semana a distribuição de calcário que deverá ser usado para correção de solo e incremento da produção agrícola. A distribuição de calcário é uma das linhas de apoio do “Programa Terra Boa” em Santa Catarina. Cada agricultor poderá retirar até 30 toneladas do produto. Ao todo, serão distribuídas, no Estado, 300 mil toneladas divididas em duas modalidades: via cooperativa ou direto das mineradoras. “Cabe à secretaria de Agricultura buscar e levar até a propriedade do agricultor este insumo. Caso o produtor precise que espalhe o calcário, utilizando o equipamento do município, deve entrar em contato com a secretaria para agendar a hora de uso, bem como o trator”, esclarece o secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas, Odirlei Resini. Pré-requisitos para recebimento De acordo com Renato Guardini, engenheiro agrônomo da Epagri Tijucas, os produtores rurais interessados em participar do Programa Terra Boa devem procurar o escritório local da Epagri e posteriormente a secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas, localizados na avenida. Hercílio Luz, n. 400 - Centro de Tijucas. “De forma geral os solos catarinenses são ácidos e o calcário tem grande importância para neutralizar essa acidez, aumentando a absorção de nutrientes. Tudo isso implicará no aumento de produtividade na grande maioria das culturas comerciais”, explica Renato. O produtor precisa ir ao Escritório Municipal da EPAGRI com os documentos abaixo: 1) Laudo de Amostra de Solo recente (no máximo 2 anos) e 2) Inscrição Estadual de Produtor Rural (Bloco de Nota de Produtor). Para receber o insumo, alguns pré-requisitos devem ser observados pelos produtores rurais do município: 1.São beneficiários do programa, todos os agricultores que tenham DAP ou tenha enquadramento para fazer a DAP e 2.Pecuaristas que estejam investindo em melhoramento de pastagem. Sobre o calcário O calcário é fundamental para correção do solo e aumento de rendimento nos plantios. É importante lembrar que o calcário deve ser usado após uma análise do solo, que irá indicar a quantidade apropriada do insumo a ser aplicado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3263-1133 ou (48) 3665-5757.
SABER MAIS
22/04/2022
Educação de Tijucas conclui entrega de material e inicia distribuição de uniformes
Na última semana a Administração Municipal de Tijucas, através da secretaria de Educação, concluiu a entrega de 6.150 kits de material escolar para a Rede Municipal de Ensino. As entregas aconteceram diretamente aos pais e responsáveis, que ficaram muito felizes com a economia na compra de materiais escolares. “Nossa, ajudou demais a minha família. Todos os anos eu tinha que fazer várias parcelas na compra dos materiais escolares. Este ano receber gratuitamente este material fez a diferença nas contas lá de casa. E sem contar com a qualidade dos materiais, que foi um verdadeiro capricho por parte da prefeitura”, comenta Patrícia Santos, mãe de dois alunos do Centro de Educação Infantil Professor Manoel dos Anjos, no Centro da cidade. O kit entregue é composto por: Agenda Escolar Cadernos personalizados do município Lápis Borracha Apontador Conjunto de lápis de Cor Canetinhas Giz de Cera Tinta Guache Pincel Régua Tesoura Estojo Massinha de Modelar Mochila Pasta “Eu quero muito agradecer a minha professora, a diretora da escola e o nosso prefeito. Gostei muito desses materiais”, disse o pequeno Jean Carlos Pinheiro, aluno da professora Néia, do 1º ano da Escola Professora Ondina Maria Dias. Entrega de Uniformes Escolares Já nesta semana começaram a ser entregues os kits de uniforme escolar aos alunos. Estão sendo distribuídos pela administração municipal, o uniforme completo, incluindo peças de inverno e verão. “Mais uma vez estamos cumprindo com nosso planejamento e realizando investimentos jamais vistos na área da Educação. São melhorias nas escolas, capacitação de nossos profissionais, aquisições de material didático e agora, a entrega de materiais escolares e uniformes. Como sempre afirmo, são ações que comprovam o respeito dessa gestão às pessoas”, conclui o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha.
SABER MAIS
22/04/2022
Festa do Trabalhador Rural deve movimentar o interior de Tijucas em maio
A Administração Municipal de Tijucas, através das secretarias da Cultura, Juventude e Turismo e da Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, está preparando uma programação diferenciada no município: a Festa do Trabalhador Rural. O evento vai contar com roda de viola, feira do agricultor, apresentações musicais e culturais entre os dias 13 a 15 de maio, no trevo de acesso às localidades de Campo Novo e Oliveira, em frente ao Restaurante do Titen. “O objetivo é levar a população e também os turistas até o nosso interior para conhecer o que é produzido aqui. É uma oportunidade de mostrar os produtos locais e também integrar a comunidade”, comenta o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha. A Feira do Agricultor acontecerá todos os dias da festa com a comercialização de queijos, ovos, milho, pães, doces caseiros, mel, frutas e verduras. Confira as atrações musicais da festa: •André e Cristiano •Anauany e Vitória •JJ Show •Adriano Valentin •Alcinei e Sandro •Lipe Machado •Duetou “Queremos tornar esta festa uma tradição local, trazendo visitantes para a nossa cidade e assim, aquecendo a nossa economia. Temos um interior muito rico e bonito, por isso surgiu a ideia de divulgar as maravilhas do nosso campo”, conta a secretária de Cultura, Juventude e Turismo de Tijucas, Paula Regina da Silva.   A festa também tem como objetivo homenagear todas as pessoas que trabalham nas zonas rurais, campos e fazendas, pois o Dia do Trabalhador Rural é comemorado anualmente dia 25 de maio no Brasil. “Esta é uma época do ano em que acontece a colheita de diversos produtos. Uma safra se encerra e outra se inicia em maio. Por isso pensamos em realizar a festa nesta data, a fim de trazer maior visibilidade aos nossos produtos locais”, conclui o secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas, Odirlei Resini. Confira a programação completa aqui.
SABER MAIS

Peça sua Música

Por favor preencha todos os campos

Contato enviado com sucesso

Top