home notícias

Prefeitura de Tijucas mantém os serviços com pequenas restrições

Em virtude da paralisação do transporte rodoviário, da possível falta de combustíveis e demais produtos causados pelas manifestações que ocorrem em todo o país, a prefeitura de Tijucas determinou que sejam priorizados os atendimentos à Saúde e à Educação. Os demais setores continuam funcionando normalmente, tendo apenas restrição do uso de combustível a fim de evitar a falta do produto.

Sendo assim, seguem sem alteração os serviços de transportes de pacientes, atendimentos de urgência e emergência, bem como o transporte escolar. Apenas serviços administrativos que requerem uso de veículos estão com restrições, como medida cautelar.

A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) acompanha a situação em todas as prefeituras do estado e também se manifestou oficialmente nesta quinta-feira (24). Confira a nota publicada pela entidade:

POSICIONAMENTO DA FECAM

Aos Municípios Catarinenses a entidade recomenda cautela e atos administrativos de prevenção em relação a manutenção dos serviços essenciais. Os administradores municipais estão fazendo todo esforço para, dentro do possível, manter especialmente serviços de educação infantil (funcionamento de creches) e na área de saúde, preferencialmente, o transporte de pacientes para hemodiálise, quimioterapia, radioterapia e atendimento do SAMU, mas neste momento, mesmo serviços de educação começam a serem afetados devido à falta de alimentos.

A entidade pede atenção e compreensão da população e alerta para que os gestores promovam medidas que assegurarem o funcionamento desses serviços e as ações de urgência. A FECAM recomenda que as demais atividades sejam preventivamente suspensas e que a população seja informada sobre as potenciais consequências da situação que nesse momento se apresenta inalterada e com perspectivas de agravamento em face da falta de combustíveis. Toda e qualquer paralisação deve ser ampla e previamente difundida à sociedade.

A Federação recomenda que os órgãos de controle e entidades de Segurança, Hospitais e demais órgãos do Estado, sejam informados da situação de vulnerabilidade em virtude da escassez de abastecimento.

A Federação acompanha a paralisação com preocupação uma vez que as manifestações afetam estruturalmente a economia do estado e conclama às autoridades responsáveis a busca urgente de soluções negociadas em defesa dos brasileiros.

Da proposta de “zerar” a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – CIDE, o que impactará a economia dos municípios, os prejudicará negativamente e não será suficiente para solucionar os problemas de custo dos combustíveis. A FECAM é contra a redução de tributação que atinja os municípios, principalmente em um contexto de que a União concentra a maioria da arrecadação e não abre mão disso, nem em momentos como o atualmente vivido pelo país. O quadro político e econômico exige medidas estruturais de incentivo à produção e competitividade, sem penalizar os entes municipais brasileiros.

Fonte:Prefeitura 

OUTRAS NOTÍCIAS

17/03/2023
Município oferece alimentos sem açúcar para crianças do Ensino Infantil
Açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas e vitaminas O açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas, vitaminas, além de pães, biscoitos e bolos mais naturais nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), de Itapema. Mais saudável, o cardápio da merenda escolar, segue a resolução nº 6, de maio de 2020, do Fundo Nacional da Educação (FNDE), que é responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O órgão definiu a proibição da oferta de cereais adoçados, balas, bombons, bolachas recheadas, enlatados, margarinas e doces, entre outros alimentos que possuem adição de açúcar para as crianças até três anos de idade, além de orientar que sejam oferecidas mais porções semanais de frutas e hortaliças. As crianças do meio período, recebem duas refeições, café e almoço, já os alunos do período integral, recebem quatro refeições, café, almoço, lanche da tarde e jantar. A nutricionista da Educação Infantil, Michele Casagrande, destaca o processo de adaptação do cardápio `` Realizamos capacitações para as nossas merendeiras e pensamos em alimentos que pudessem substituir o açúcar e ainda assim ser saboroso para as nossas crianças” Uma das receitas que está sendo testada agora é o bolo sem açúcar preparado pelas próprias merendeiras das unidades. `` Ficamos felizes e surpresas com a adaptação das crianças, com o tempo eles foram aceitando e agora gostam bastante do bolo, feito com aveia, banana e uvas passas”   Benta Florêncio, Juciane Maria Eleuterio, merendeira do CMEI `` Fornecer uma refeição mais saudável, além de uma exigência legal, garante o melhor desenvolvimento das nossas crianças. Tudo isso é possível graças à nossa equipe da Alimentação Escolar, desde as nutricionistas, equipe de distribuição, até as merendeiras que preparam os alimentos com muito amor”   Alessandra Simas Ghiotto, Secretária de Educação FINTE VIP SOCIAL
SABER MAIS

Peça sua Música

Por favor preencha todos os campos

Contato enviado com sucesso

Top