home notícias

Tijucas encerra formação local do PNAIC

Foi encerrada em Tijucas nesta terça-feira (10) a formação local do PNAIC (Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). As atividades tiveram início no município em maio de 2017 e tiveram por objetivo atender à meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

O programa é federal e não há confirmação de que seja mantido nos anos seguintes. A secretária municipal de Educação de Tijucas, Neide Maria Reis, no entanto, afirma que caso isso se confirme a administração municipal vai buscar a realização do programa de forma local, tendo em vista os resultados altamente positivos alcançados com a capacitação realizada.

“É preciso destacar o comprometimento dos professores neste programa e o resultado que obtivemos ao longo destes últimos meses de formação. Os encontros e atividades nos mostraram mais uma vez que alfabetizar é mesmo uma grande paixão para todo mestre. É um desafio, algo mágico e que requer este envolvimento especial dos profissionais da educação”, diz a secretária. 

A coordenadora local do PNAIC, Rosimere Furtado também se manifestou relatando a repercussão do programa entre os professores formados. “Nossos professores afirmam que o PNAIC foi um marco na formação profissional deles e que o conhecimento absorvido ao longo destes meses será de extrema utilidade em suas atividades junto aos nossos alunos”, disse a coordenadora.

O evento também contou com a presença da coordenadora regional do PNAIC, Marilene Carraro Barros Melara e do vice-prefeito e Secretário Municipal de Obras de Tijucas, Adalto Gomes. Em sua manifestação, o vice-prefeito, na ocasião representando o Prefeito Eloi Mariano Rocha que cumpria agenda em Brasília, falou sobre a importância da constante capacitação profissional na educação e nos demais setores.

“Nossa administração tem uma grande preocupação com a educação, afinal, tanto o Prefeito quanto eu temos a formação de professor. E capacitar nossos profissionais é algo essencial, que precisa ser constante. Não apenas no magistério, mas em todos os segmentos, afinal, sabe-se que hoje todo profissional precisa se atualizar permanentemente a fim de garantir que todos acompanhem a rápida evolução a que estamos expostos em todos os setores”, disse.

Ao final da cerimônia oficial de encerramento diversos professores formados pelo PNAIC demonstraram o conhecimento adquirido por meio de apresentação de trabalhos. Músicas e jogos também fizeram parte do roteiro que demonstrou ao público o quanto foi valiosa a capacitação.

 

Fonte:PMT

OUTRAS NOTÍCIAS

17/03/2023
Município oferece alimentos sem açúcar para crianças do Ensino Infantil
Açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas e vitaminas O açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas, vitaminas, além de pães, biscoitos e bolos mais naturais nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), de Itapema. Mais saudável, o cardápio da merenda escolar, segue a resolução nº 6, de maio de 2020, do Fundo Nacional da Educação (FNDE), que é responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O órgão definiu a proibição da oferta de cereais adoçados, balas, bombons, bolachas recheadas, enlatados, margarinas e doces, entre outros alimentos que possuem adição de açúcar para as crianças até três anos de idade, além de orientar que sejam oferecidas mais porções semanais de frutas e hortaliças. As crianças do meio período, recebem duas refeições, café e almoço, já os alunos do período integral, recebem quatro refeições, café, almoço, lanche da tarde e jantar. A nutricionista da Educação Infantil, Michele Casagrande, destaca o processo de adaptação do cardápio `` Realizamos capacitações para as nossas merendeiras e pensamos em alimentos que pudessem substituir o açúcar e ainda assim ser saboroso para as nossas crianças” Uma das receitas que está sendo testada agora é o bolo sem açúcar preparado pelas próprias merendeiras das unidades. `` Ficamos felizes e surpresas com a adaptação das crianças, com o tempo eles foram aceitando e agora gostam bastante do bolo, feito com aveia, banana e uvas passas”   Benta Florêncio, Juciane Maria Eleuterio, merendeira do CMEI `` Fornecer uma refeição mais saudável, além de uma exigência legal, garante o melhor desenvolvimento das nossas crianças. Tudo isso é possível graças à nossa equipe da Alimentação Escolar, desde as nutricionistas, equipe de distribuição, até as merendeiras que preparam os alimentos com muito amor”   Alessandra Simas Ghiotto, Secretária de Educação FINTE VIP SOCIAL
SABER MAIS

Peça sua Música

Por favor preencha todos os campos

Contato enviado com sucesso

Top