home notícias

Tijucas encerra formação local do PNAIC

Foi encerrada em Tijucas nesta terça-feira (10) a formação local do PNAIC (Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). As atividades tiveram início no município em maio de 2017 e tiveram por objetivo atender à meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

O programa é federal e não há confirmação de que seja mantido nos anos seguintes. A secretária municipal de Educação de Tijucas, Neide Maria Reis, no entanto, afirma que caso isso se confirme a administração municipal vai buscar a realização do programa de forma local, tendo em vista os resultados altamente positivos alcançados com a capacitação realizada.

“É preciso destacar o comprometimento dos professores neste programa e o resultado que obtivemos ao longo destes últimos meses de formação. Os encontros e atividades nos mostraram mais uma vez que alfabetizar é mesmo uma grande paixão para todo mestre. É um desafio, algo mágico e que requer este envolvimento especial dos profissionais da educação”, diz a secretária. 

A coordenadora local do PNAIC, Rosimere Furtado também se manifestou relatando a repercussão do programa entre os professores formados. “Nossos professores afirmam que o PNAIC foi um marco na formação profissional deles e que o conhecimento absorvido ao longo destes meses será de extrema utilidade em suas atividades junto aos nossos alunos”, disse a coordenadora.

O evento também contou com a presença da coordenadora regional do PNAIC, Marilene Carraro Barros Melara e do vice-prefeito e Secretário Municipal de Obras de Tijucas, Adalto Gomes. Em sua manifestação, o vice-prefeito, na ocasião representando o Prefeito Eloi Mariano Rocha que cumpria agenda em Brasília, falou sobre a importância da constante capacitação profissional na educação e nos demais setores.

“Nossa administração tem uma grande preocupação com a educação, afinal, tanto o Prefeito quanto eu temos a formação de professor. E capacitar nossos profissionais é algo essencial, que precisa ser constante. Não apenas no magistério, mas em todos os segmentos, afinal, sabe-se que hoje todo profissional precisa se atualizar permanentemente a fim de garantir que todos acompanhem a rápida evolução a que estamos expostos em todos os setores”, disse.

Ao final da cerimônia oficial de encerramento diversos professores formados pelo PNAIC demonstraram o conhecimento adquirido por meio de apresentação de trabalhos. Músicas e jogos também fizeram parte do roteiro que demonstrou ao público o quanto foi valiosa a capacitação.

 

Fonte:PMT

OUTRAS NOTÍCIAS

18/09/2018
PSE promove ações de conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti
As secretarias municipais de Saúde e Educação de Tijucas estão realizando ações de conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. As conversas sobre o tema acontecem com alunos do 1º ao 4º ano de escolas municipais atendidas pelo Programa Saúde nas Escolas (PSE). A dengue é uma doença que preocupa os órgãos de saúde do Brasil há muito tempo e está presente em praticamente todo o território nacional. Seu transmissor é o mosquito Aedes aegypti, que também transmite outras doenças, como a Chikungunya e Zika. “Estamos incentivando os alunos no combate à proliferação do mosquito através conversas, debates e vídeos animados que abordam o tema. Queremos engajá-los em cuidados simples como coleta do lixo e tudo que possa acumular água limpa e parada, originando os criadouros do mosquito”, comenta a coordenadora do PSE, Andréa Agripo. "No momento não há casos de dengue no município, mas o combate ao mosquito independe disso e precisa ser uma prática constante de todos nós", afirma o Secretário de Saúde Vilson José Porcíncula. Fique atento a estas informações:  - Só as fêmeas do Aedes aegypti picam as pessoas. Elas precisam de sangue para amadurecer os ovos.  - Cada fêmea deposita mais de 100 ovos por vez nas paredes internas dos recipientes.  - Os ovos podem durar um ano e meio na parede seca do recipiente, mas precisam do contato com a água para se transformarem em mosquitos adultos.  - Eliminar os criadouros e não deixar o mosquito nascer é a principal medida contra as três doenças.  - É importante permitir e acompanhar a visita do agente de saúde na sua casa.   Fonte:PMT
SABER MAIS

Peça sua Música

Por favor preencha todos os campos

Contato enviado com sucesso

Top