home notícias

Prefeito retorna de Brasília com boas notícias para Tijucas

Nesta semana o Prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha esteve em Brasília visitando ministérios e gabinetes de parlamentares em busca de projetos e recursos para Tijucas. Ele estava acompanhado do secretário municipal de Administração e Finanças, Rosenildo de Amorim e do secretário municipal de Saúde, Vilson José Porcíncula.

Entre os compromissos cumpridos na capital federal, destaque para audiências relacionadas à captação de recursos para obras de infraestrutura, saúde e educação.

Em visita ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Prefeito e Secretários foram atendidos pela Assessora da DIGAP (Diretoria de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais) Gisele Ferreira. Na ocasião, a comitiva de Tijucas recebeu informações sobre o PAR (Plano de Ações Articuladas), verificou a situação de programas aos quais o município já está cadastrado e ainda pode se cadastrar, e também atualizou dados sobre o andamento do repasse de recursos e pagamentos de obras em andamento. Tudo para garantir ainda mais qualidade ao ensino público municipal.

Já no Ministério da Saúde eles foram recebidos pelo Diretor do Departamento de Atenção Básica, João Salame Neto. Na oportunidade, o prefeito de Tijucas pediu recursos para reforma e ampliação das unidades de saúde do município, em especial, para a UBS Dona Calina, do Bairro Praça.Audiência Saúde | Rogério Abdalla
Audiência Saúde | Rogério Abdalla

Em uma segunda audiência, desta vez com o secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério, Rogério Luiz Zeraik Abdalla, o pedido de Tijucas foi para a vinda de profissionais da saúde para o município através do programa Mais Médicos. Segundo Abdalla, um profissional já está garantido e deve chegar ao município nos próximos 40 dias. Além disso, um novo edital será aberto nos próximos meses e com isso, há a possibilidade de Tijucas ser contemplada com mais dois médicos do programa. Ainda durante o encontro, o secretário do Ministério da Saúde se comprometeu a auxiliar a administração municipal na elaboração de um novo plano da atenção básica para Tijucas.

CONSTRUÇÃO DO NOVO ELEVADO ESTÁ GARANTIDA PELA ANTT
Além destas audiências, um dos principais objetivos da missão do Prefeito em Brasília foi de renovar o pedido de construção de um elevado na BR 101, no Km 162, nas proximidades do rio Santa Luzia. O pedido foi feito à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) que é a responsável pelas rodovias federais.

Com a obra, o trânsito pesado será retirado do centro da cidade e ao mesmo tempo, será criada uma nova opção de entrada à cerâmica Portobello. A medida se faz necessária já que seu acesso principal foi prejudicado pelas mudanças realizadas pela ANTT e Autopista Litoral Sul nas marginais da BR 101 no final de 2016.

O projeto do novo elevado será encaminhado à Brasília pela Autopista Litoral Sul e segundo a ANTT, já está incluído no plano de obras dos próximos 5 anos da concessionária.

“Voltamos para Tijucas satisfeitos pelas visitas realizadas e pelo retorno que tivemos às solicitações apresentadas. É sempre muito gratificante poder voltar para a cidade com a garantia de que novos projetos e obras estão sendo encaminhados positivamente pela nossa gestão”, disse o Prefeito.

 

 

Fonte:PMT

OUTRAS NOTÍCIAS

18/09/2018
PSE promove ações de conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti
As secretarias municipais de Saúde e Educação de Tijucas estão realizando ações de conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. As conversas sobre o tema acontecem com alunos do 1º ao 4º ano de escolas municipais atendidas pelo Programa Saúde nas Escolas (PSE). A dengue é uma doença que preocupa os órgãos de saúde do Brasil há muito tempo e está presente em praticamente todo o território nacional. Seu transmissor é o mosquito Aedes aegypti, que também transmite outras doenças, como a Chikungunya e Zika. “Estamos incentivando os alunos no combate à proliferação do mosquito através conversas, debates e vídeos animados que abordam o tema. Queremos engajá-los em cuidados simples como coleta do lixo e tudo que possa acumular água limpa e parada, originando os criadouros do mosquito”, comenta a coordenadora do PSE, Andréa Agripo. "No momento não há casos de dengue no município, mas o combate ao mosquito independe disso e precisa ser uma prática constante de todos nós", afirma o Secretário de Saúde Vilson José Porcíncula. Fique atento a estas informações:  - Só as fêmeas do Aedes aegypti picam as pessoas. Elas precisam de sangue para amadurecer os ovos.  - Cada fêmea deposita mais de 100 ovos por vez nas paredes internas dos recipientes.  - Os ovos podem durar um ano e meio na parede seca do recipiente, mas precisam do contato com a água para se transformarem em mosquitos adultos.  - Eliminar os criadouros e não deixar o mosquito nascer é a principal medida contra as três doenças.  - É importante permitir e acompanhar a visita do agente de saúde na sua casa.   Fonte:PMT
SABER MAIS

Peça sua Música

Por favor preencha todos os campos

Contato enviado com sucesso

Top