home notícias

Praia de Tijucas recebe mutirão de limpeza pelo evento Univali Limpando o Mundo neste sábado

No próximo sábado (15) acontece mais uma edição do Limpando o Mundo, um evento de mobilização voluntária que tem o objetivo de conscientizar as pessoas para o problema do lixo (resíduo) nas praias, rios e lagos. A ação mundial é realizada na região por iniciativa da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), através do Laboratório de Gestão e Valoração de Resíduos (LGVR) do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. No município, será realizado um mutirão de limpeza na Praia de Tijucas.

O mutirão acontece das 8h às 12h de sábado, com ponto de encontro no SESC Ler. O evento é promovido pela Univali em diversas cidades da região. Em Tijucas, a ação é realizada em parceria com Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente com apoio das secretarias de Obras e Educação, SAMAE, SESC, Comitê Tijucas Biguaçu e SOS Praia de Tijucas.

No evento serão disponibilizados kits com sacos de lixo, luvas e camisetas para os voluntários que vão participar da ação. Para participar basta comparecer ao ponto de encontro, no SESC, às 8h.

Clean up the World ou Limpando o Mundo

Trata-se de uma ação mundial, apoiada pela ONU, que teve início na Austrália em 1993, sendo espalhado para mais de 25 países, com mais de 35 milhões de voluntários. No Brasil, iniciou-se em 2003 em Copacabana através do projeto Limpeza na Praia, realizado pelo Instituto Ecológico Aqualung. Desde 2006 a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), através do Laboratório de Gestão e Valoração de Resíduos (LGVR) do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, ingressou neste projeto mundial, desde então o público tem sido crescente e o interesse em defender as questões ambientais vem sendo prioridade entre os participantes.

Programação: 
08h: Encontro no SESC Ler; 
08h30: Entrega dos kits para limpeza e coleta dos Termos de Adesão; 
08h45: Início das atividades de limpeza; 
12h: Encerramento das atividades. 

OUTRAS NOTÍCIAS

17/03/2023
Município oferece alimentos sem açúcar para crianças do Ensino Infantil
Açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas e vitaminas O açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas, vitaminas, além de pães, biscoitos e bolos mais naturais nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), de Itapema. Mais saudável, o cardápio da merenda escolar, segue a resolução nº 6, de maio de 2020, do Fundo Nacional da Educação (FNDE), que é responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O órgão definiu a proibição da oferta de cereais adoçados, balas, bombons, bolachas recheadas, enlatados, margarinas e doces, entre outros alimentos que possuem adição de açúcar para as crianças até três anos de idade, além de orientar que sejam oferecidas mais porções semanais de frutas e hortaliças. As crianças do meio período, recebem duas refeições, café e almoço, já os alunos do período integral, recebem quatro refeições, café, almoço, lanche da tarde e jantar. A nutricionista da Educação Infantil, Michele Casagrande, destaca o processo de adaptação do cardápio `` Realizamos capacitações para as nossas merendeiras e pensamos em alimentos que pudessem substituir o açúcar e ainda assim ser saboroso para as nossas crianças” Uma das receitas que está sendo testada agora é o bolo sem açúcar preparado pelas próprias merendeiras das unidades. `` Ficamos felizes e surpresas com a adaptação das crianças, com o tempo eles foram aceitando e agora gostam bastante do bolo, feito com aveia, banana e uvas passas”   Benta Florêncio, Juciane Maria Eleuterio, merendeira do CMEI `` Fornecer uma refeição mais saudável, além de uma exigência legal, garante o melhor desenvolvimento das nossas crianças. Tudo isso é possível graças à nossa equipe da Alimentação Escolar, desde as nutricionistas, equipe de distribuição, até as merendeiras que preparam os alimentos com muito amor”   Alessandra Simas Ghiotto, Secretária de Educação FINTE VIP SOCIAL
SABER MAIS

Peça sua Música

Por favor preencha todos os campos

Contato enviado com sucesso

Top