home notícias

Administração Municipal promove Semana do Peixe para fomentar cadeia da pesca no município

Tijucas é um município à beira-mar, cortado pelo Rio Tijucas, maior rio da Bacia hidrográfica que leva o seu nome. A formação inicial da cidade, inclusive, aconteceu às margens do Rio Tijucas e até hoje o município tem comunidades com forte presença de pescadores tradicionais.

Nos últimos anos, porém, estes pescadores não vinham recebendo respaldo do poder público. Este processo fica evidente, por exemplo, na precarização da estrutura da Colônia de Pescadores de Tijucas Z 25. Esta é a realidade que a Administração Municipal está trabalhando para mudar, realizando uma série de ações para retomar as atividades da colônia, estreitar as relações com a comunidade pesqueira e fortalecer a cadeia produtiva do pescado no município. Atualmente já estão sendo feitos esforços para regulamentação administrativa da colônia (alvarás, licenças, nova diretoria, reuniões, assembleias), atendimento ao pescador para emissão de licenças de pesca, documentação das embarcações e orientações legais administrativas.

Para fortalecer ainda mais este segmento, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas, em parceria com a Colônia de Pescadores e EPAGRI, promove, entre os dias 15 e 20 de outubro, a Semana do Peixe, com uma série de atividades para fomentar a cadeia produtiva do pescado em Tijucas. A Secretaria vai trabalhar a divulgação da importância do consumo de pescado para a saúde e para a economia em veículos de comunicação da cidade, reforçando os benefícios de inserir o pescado na alimentação. A abertura oficial da semana acntece na segunda-feira (15), às 9h, na Colônia de Pescadores de Tijucas Z-25.

Durante a semana, restaurantes da cidade vão incluir pratos à base de pescado em seus cardápios. Na sexta-feira (19), acontece a Feira do Peixe Vivo, junto da feira de hortaliças e verduras que acontece toda sexta-feira, no Centro da cidade. Na oportunidade haverá comércio de tilápia e pacu vivos a preços acessíveis.

Alunos de escolas do município vão participar de ações educativas, conhecendo a colônia de pescadores, recebendo conhecimentos sobre a pesca, sobre os equipamentos utilizados na pescaria e questões histórico-culturais relacionadas à atividade. Os estudantes também vão assistir aos documentários “Canoa bordada de garapuvu, a canoa de um pau só” e "Informar: tubarões e raias - pesca na baía de Tijucas", produzidos pelo Comitê Tijucas Biguaçu.

A intenção da Secretaria é realizar a primeira edição da Semana do Peixe no município, que deve se repetir regularmente. “Este é apenas um primeiro passo para a construção do reconhecimento e da valorização da atividade pesqueira enquanto atividade familiar e artesanal, com potencial econômico relevante”, afirma o Secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, José Leal Silva Junior.

“As ações a serem desenvolvidas visam fortalecer a constituição de redes cooperação, comercialização e valorização do mercado local. Além disso, pretendem incentivar a participação efetiva da Colônia nas discussões voltadas à economia do Rio e do Mar na região”, comenta o Prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha.

Confira a programação completa:

- 15/10 (segunda-feira), 9h: Abertura oficial da Semana do Peixe; 
Local: Colônia de Pescadores de Tijucas Z 25.

- 16/10 (terça-feira): Ação com alunos da E.E.B. Deputado Valério Gomes - apresentação do vídeo documentário "Canoa de Garapuvu: a embarcação de um pau só"; e aula prática sobre a pesca na região: conhecendo os petrechos de pesca (molinete, rede e tarrafa). Saída de campo até o Rio Tijucas para pôr em prática a pesca e conhecer a ictiofauna ou biodiversidade de peixes da região - quais são as espécies de peixes que ainda povoam nosso rio.

- 17/10 (quarta-feira): Ação com alunos da E.E.F. Deputado Walter Vicente Gomes Gomes - apresentação do vídeo documentário "Informar: tubarões e raias – pesca na baía de Tijucas"; e aula sobre a história da pesca na região (passado e presente) no Galpão da Colônia de Pescadores Z 25, com participação do museólogo Thiago Lessa.

19/10 (sexta-feira): Feira do Peixe Vivo - comércio de Tilápia e Pacu vivos a preços acessíveis. 
Local: feira de verduras e hortaliças que acontece toda sexta-feira, ao lado da Concha Acústica Nagip Elias Abdala.

 

 

Fonte:PMT

OUTRAS NOTÍCIAS

18/06/2019
Terça é o último dia sob influência do bloqueio atmosférico em Santa Catarina
Para quem não lembra, bloqueio é quando um ar seco impede o avanço de nuvens de chuva que viriam de uma região próxima. Neste caso, as nuvens de chuva estão bloqueadas na fronteira do Brasil com o Uruguai pelo ar seco que está em Santa Catarina. Desta forma, temos nesta terça-feira (18) outro dia com o sol. Porém, com alguns momentos nublados, sobretudo no Vale do Itajaí e Norte. As temperaturas à tarde ficam entre 24°C e 26°C em muitas cidades. Quarta-feira o bloqueio termina Uma frente fria (que é um sistema de chuva) deverá romper este ar seco - saindo com as nuvens da fronteira com o Uruguai. Com isso essa frente fria chega a Santa Catarina, mas com intensidade fraca. Por isso, a quarta ainda terá sol em meio a nuvens. A questão é que esta nebulosidade tem chance de provocar chuva. Porém, deve ser uma instabilidade fraca e mal distribuída. Ou seja, algumas cidades ficarão apenas no aumento de nuvens. Para quem está na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte o dia ainda será quente com marcas entre 27°C e 29°C. Porém, as temperaturas da tarde já diminuem nas cidades próximas do Rio Grande do Sul, sobretudo do Oeste para a Serra. Frio em todo o Estado Esta frente fria vai trazer pouca chuva. Porém, vai fazer com que troque esse ar seco e mais quente por uma forte massa de ar seco e frio. Desta forma, a quinta-feira já terá temperaturas típicas de inverno. O sol estará presente, mas o frio também.     Fonte NSC
SABER MAIS

Peça sua Música

Por favor preencha todos os campos

Contato enviado com sucesso

Top