home notícias

Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de ações de sensibilização ambiental

Na última semana, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou atividades de sensibilização ambiental com alunos da Rede Municipal de Ensino. As ações fazem parte de uma série de encontros que a equipe da secretaria tem realizado no município, a fim de fomentar a conscientização sobre a importância das práticas sustentáveis e de preservação do meio ambiente.

Nesta semana, as ações foram realizadas no SESC Ler (Praça), que atende alunos da rede municipal no contraturno escolar, e na E.E.F. Brilho do Sol (Joáia). As palestras trabalharam a relevância ambiental do Rio Tijucas, explorando aspectos socioeconômicos, geográficos e históricos, e das árvores, fazendo uma correlação com a necessidade de preservação da mata ciliar. Além disso, as crianças participaram do plantio de mudas de árvores nativas, produzidas pelo Viveiro Municipal de Mudas.

Foram três turmas atendidas no SESC e uma na Brilho do Sol, totalizando aproximadamente 80 alunos. Visando a continuidade dos trabalhos, seguindo o planejamento das ações de sensibilização, outras turmas das duas unidades vão receber as atividades ainda em novembro.

Segundo o Secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, José Leal Silva Junior, este é um trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas do município em consonância com as ações de educação ambiental promovidas pela Secretaria de Educação. “Os trabalhos se complementam. A Educação tem trabalhado muito a questão da sustentabilidade e da coleta seletiva e os nossos técnicos têm a formação para falar de questões mais voltadas à ecologia. Essa conscientização das crianças é fundamental”, afirma.

 

 

Fonte;PMT

OUTRAS NOTÍCIAS

17/03/2023
Município oferece alimentos sem açúcar para crianças do Ensino Infantil
Açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas e vitaminas O açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas, vitaminas, além de pães, biscoitos e bolos mais naturais nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), de Itapema. Mais saudável, o cardápio da merenda escolar, segue a resolução nº 6, de maio de 2020, do Fundo Nacional da Educação (FNDE), que é responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O órgão definiu a proibição da oferta de cereais adoçados, balas, bombons, bolachas recheadas, enlatados, margarinas e doces, entre outros alimentos que possuem adição de açúcar para as crianças até três anos de idade, além de orientar que sejam oferecidas mais porções semanais de frutas e hortaliças. As crianças do meio período, recebem duas refeições, café e almoço, já os alunos do período integral, recebem quatro refeições, café, almoço, lanche da tarde e jantar. A nutricionista da Educação Infantil, Michele Casagrande, destaca o processo de adaptação do cardápio `` Realizamos capacitações para as nossas merendeiras e pensamos em alimentos que pudessem substituir o açúcar e ainda assim ser saboroso para as nossas crianças” Uma das receitas que está sendo testada agora é o bolo sem açúcar preparado pelas próprias merendeiras das unidades. `` Ficamos felizes e surpresas com a adaptação das crianças, com o tempo eles foram aceitando e agora gostam bastante do bolo, feito com aveia, banana e uvas passas”   Benta Florêncio, Juciane Maria Eleuterio, merendeira do CMEI `` Fornecer uma refeição mais saudável, além de uma exigência legal, garante o melhor desenvolvimento das nossas crianças. Tudo isso é possível graças à nossa equipe da Alimentação Escolar, desde as nutricionistas, equipe de distribuição, até as merendeiras que preparam os alimentos com muito amor”   Alessandra Simas Ghiotto, Secretária de Educação FINTE VIP SOCIAL
SABER MAIS

Peça sua Música

Por favor preencha todos os campos

Contato enviado com sucesso

Top