home notícias

Projeto Horta Ecológica é premiado pelo Ministério do Meio Ambiente

O Projeto Horta Ecológica, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação na E.E.F. Santa Terezinha, foi um dos vencedores da chamada pública “Boas Práticas no combate à Perda e ao Desperdício de Alimentos 2018”, do Ministério do Meio Ambiente. A premiação integrou a Semana contra o Desperdício de Alimentos, promovida pelo Ministério. A entrega dos certificados para os projetos selecionados e o seminário em que as iniciativas foram apresentadas aconteceu na sede do MMA, na sexta-feira (09).

Foram premiadas 15 iniciativas de órgãos públicos, empresas e entidades do terceiro setor de todo o Brasil, três em cada categoria: Produção, Pós-colheita, Processamento, Comercialização e Consumo. O Projeto Horta Ecológica foi o segundo colocado na categoria Produção. Representaram Tijucas o professor de biologia Augusto Flavio Porto da Veiga, responsável pelo projeto, e o também professor de biologia, Victor Bruno Prudente, responsável pelas aulas de Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino.

Na ocasião, o professor Augusto Flavio Porto da Veiga apresentou o projeto no seminário em que as experiências foram compartilhadas. “Isso me motiva muito. Voltei de lá com o tanque cheio e muito motivado a fazer ainda mais”, destaca. Esta é uma oportunidade para que iniciativas como as selecionadas sejam disseminadas pelo país afora, como afirma a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério, Rejane Pieratti. “Recebemos cases maravilhosos, mostrando que tem muita ação boa acontecendo no país com essa pegada sustentável para evitar o desperdício”, ressaltou.

Para Tijucas, receber este reconhecimento a nível nacional é um privilégio que coroa o trabalho realizado pelo projeto Horta Ecológica. “Esse reconhecimento só renova nossa confiança neste projeto que é tão especial. Vale destacar o empenho do professor e de todos os alunos que fazem parte dessa iniciativa tão marcante na educação do município”, salienta a Secretária de Educação, Neide Maria Reis.

O Prefeito Eloi Mariano Rocha recebeu os professores na tarde desta terça-feira (13) e ressaltou a satisfação pela notícia. “Só acredito em escola se a comunidade estiver envolvida. E esse é um projeto que envolve a comunidade, então é um exemplo. Desde que o projeto surgiu temos dado todo o apoio para que ele cresça e seja motivo de orgulho como está sendo agora, indicando que esse é o caminho certo”, aponta.

O Projeto, liderado pela Secretaria Municipal de Educação, conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, Epagri e SAMAE.

 

 

Fonte:PMT

OUTRAS NOTÍCIAS

17/03/2023
Município oferece alimentos sem açúcar para crianças do Ensino Infantil
Açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas e vitaminas O açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas, vitaminas, além de pães, biscoitos e bolos mais naturais nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), de Itapema. Mais saudável, o cardápio da merenda escolar, segue a resolução nº 6, de maio de 2020, do Fundo Nacional da Educação (FNDE), que é responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O órgão definiu a proibição da oferta de cereais adoçados, balas, bombons, bolachas recheadas, enlatados, margarinas e doces, entre outros alimentos que possuem adição de açúcar para as crianças até três anos de idade, além de orientar que sejam oferecidas mais porções semanais de frutas e hortaliças. As crianças do meio período, recebem duas refeições, café e almoço, já os alunos do período integral, recebem quatro refeições, café, almoço, lanche da tarde e jantar. A nutricionista da Educação Infantil, Michele Casagrande, destaca o processo de adaptação do cardápio `` Realizamos capacitações para as nossas merendeiras e pensamos em alimentos que pudessem substituir o açúcar e ainda assim ser saboroso para as nossas crianças” Uma das receitas que está sendo testada agora é o bolo sem açúcar preparado pelas próprias merendeiras das unidades. `` Ficamos felizes e surpresas com a adaptação das crianças, com o tempo eles foram aceitando e agora gostam bastante do bolo, feito com aveia, banana e uvas passas”   Benta Florêncio, Juciane Maria Eleuterio, merendeira do CMEI `` Fornecer uma refeição mais saudável, além de uma exigência legal, garante o melhor desenvolvimento das nossas crianças. Tudo isso é possível graças à nossa equipe da Alimentação Escolar, desde as nutricionistas, equipe de distribuição, até as merendeiras que preparam os alimentos com muito amor”   Alessandra Simas Ghiotto, Secretária de Educação FINTE VIP SOCIAL
SABER MAIS

Peça sua Música

Por favor preencha todos os campos

Contato enviado com sucesso

Top