home notícias

Santa Catarina registra mais de três feminicídios por mês em 2018

Maria Aparecida de Pinho Fagundes, 50 anos, morreu com um golpe de canivete desferido pelo ex-marido em Santo Amaro da Imperatriz. Maria Francisca de Oliveira, 47, levou um tiro e foi queimada dentro da casa em que vivia com o companheiro em Florianópolis. Andréia Araújo, 28, estava grávida de três meses quando foi assassinada a soco pelo marido em Jaraguá do Sul. 

Três mulheres que foram vítimas de feminicídio em Santa Catarina em 2018 e representam um extrato das 43 vítimas de assassinato no Estado em razão de gênero ou por violência doméstica no ano passado, uma média de 3,5 ocorrências a cada 30 dias. 

O dado, embora menor que em 2017, é inquietante, principalmente se apreciado pela ótica de que muitos outros assassinatos de mulheres em SC não foram classificados como feminicídio, mas sim como homicídio doloso contra mulher, tipificação mais branda no caso de sentença condenatória dos autores. 

Tanto é que, em novembro do ano passado, durante a 12ª Semana pela Paz em Casa, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a desembargadora Salete Sommariva afirmou que SC é “um dos Estados que mais matam mulheres no Brasil”. 

Número de estupros deu um salto 
Se por um lado, o número de feminicídios em 2018 diminuiu na comparação com 2017 – de 50 para 43 –, todos os outros índices de violência contra a mulher aumentaram no Estado nos 12 meses do ano passado. Os dados foram obtidos pela reportagem com a delegada Patrícia Zimmermann D’Avila, coordenadora das Delegacias de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcamis) no Estado, e o psicólogo da Polícia Civil Antônio Carlos José Britto, que atua junto a mulheres e crianças vítimas de violência. 

Entre os crimes em elevação contra as mulheres, estão transgressões cruéis, violentas e traumáticas como estupros consumados, que saltaram de 2.958 registros de ocorrência para 3.948 entre um ano e outro. O número representa um aumento de 25% no registro de estupros em delegacias do Estado. 

E esse crescimento, pelo segundo ano consecutivo, deve colocar Santa Catarina no topo do ranking nacional de registros da ocorrência com os números referentes ao ano passado. No ano anterior, em 2017, de acordo com os dados do Anuário Brasileiro da Segurança Pública, SC foi o segundo Estado do Brasil com mais denúncias de estupros registradas. 

Para a delegada Patrícia Zimmermann D’Avila, o crescimento dos índices de violência contra a mulher em SC está relacionado também ao fortalecimento das redes de enfrentamento e a facilidade no acesso aos canais de denúncia. 

Patrícia expõe que, como o trabalho de prevenção vem sendo feito na ponta, a comunicação de muitos crimes que seriam subnotificados é feita pela mulher e registrada pela polícia, o que traz um cenário mais claro da realidade. 

— O único crime que não admite subnotificação é o feminicídio, que é considerado índice real. Trabalhamos duro para conscientizar as vítimas a procurarem ajuda no primeiro ato de violência. Não podemos deixar o ciclo da violência evoluir e terminar em feminicídio — avalia a delegada. 

Mais tentativas de morte e de estupro, além de lesões corporais 
As lesões corporais dolosas, quando mulheres apanham como aconteceu com a advogada Ana Cristina Rossi, de 26 anos, que teve o nariz quebrado por um soco do ex-namorado em dezembro, também subiram em SC. De 20.860 casos em 2017, o Estado registrou 21.147 ocorrências em 2018. 

A delegada Patrícia Zimmermann lembra que, ao chegar nesse estágio de agressão, como aconteceu com Ana no sul da Ilha, a mulher já está correndo riscos há muito tempo. Ela alerta que as vítimas devem procurar a polícia para denunciar o agressor desde a primeira ameaça feita contra a mulher. 

— Faz um registro da ocorrência, deixa a delegacia trabalhar. Vamos fazer análise de risco para ver se há risco de vida para aquela pessoa. Vamos avaliar o grau de agressividade dessa pessoa, vamos procurar o histórico antecedente dele, porque há uma escala de riscos que vai aumentando cada vez mais. 

A delegada destaca que no caso da advogada de Florianópolis que teve o nariz quebrado estavam claros episódios de controle e ciúme possessivo por parte do ex-namorado, como o acesso às senhas da mulher em redes sociais que o acusado tinha. Nas palavras de Patrícia, o homem “roubou dela a individualidade”, e duas pessoas para dividirem a vida precisam “conviver”. 

As tentativas de estupro, ranking no qual o Estado já liderou o registro de notificações em 2016 e 2017, saltaram de 594 casos para 689, aumento de 14%. Crescimento ainda maior aconteceu com as tentativas de feminicídio, que dos 160 registros de 2017 saltaram para 280 em 2018. 

 

Com informações do DC

 

OUTRAS NOTÍCIAS

17/03/2023
Município oferece alimentos sem açúcar para crianças do Ensino Infantil
Açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas e vitaminas O açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas, vitaminas, além de pães, biscoitos e bolos mais naturais nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), de Itapema. Mais saudável, o cardápio da merenda escolar, segue a resolução nº 6, de maio de 2020, do Fundo Nacional da Educação (FNDE), que é responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O órgão definiu a proibição da oferta de cereais adoçados, balas, bombons, bolachas recheadas, enlatados, margarinas e doces, entre outros alimentos que possuem adição de açúcar para as crianças até três anos de idade, além de orientar que sejam oferecidas mais porções semanais de frutas e hortaliças. As crianças do meio período, recebem duas refeições, café e almoço, já os alunos do período integral, recebem quatro refeições, café, almoço, lanche da tarde e jantar. A nutricionista da Educação Infantil, Michele Casagrande, destaca o processo de adaptação do cardápio `` Realizamos capacitações para as nossas merendeiras e pensamos em alimentos que pudessem substituir o açúcar e ainda assim ser saboroso para as nossas crianças” Uma das receitas que está sendo testada agora é o bolo sem açúcar preparado pelas próprias merendeiras das unidades. `` Ficamos felizes e surpresas com a adaptação das crianças, com o tempo eles foram aceitando e agora gostam bastante do bolo, feito com aveia, banana e uvas passas”   Benta Florêncio, Juciane Maria Eleuterio, merendeira do CMEI `` Fornecer uma refeição mais saudável, além de uma exigência legal, garante o melhor desenvolvimento das nossas crianças. Tudo isso é possível graças à nossa equipe da Alimentação Escolar, desde as nutricionistas, equipe de distribuição, até as merendeiras que preparam os alimentos com muito amor”   Alessandra Simas Ghiotto, Secretária de Educação FINTE VIP SOCIAL
SABER MAIS

Peça sua Música

Por favor preencha todos os campos

Contato enviado com sucesso

Top