home notícias

Segundo pesquisa, Consumidor está otimista e empresário cauteloso para 2019 em SC

A economia catarinense dá sinais de retomada mais consistente. Um dos indícios aparece na pesquisa da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio SC), que mostra um consumidor mais otimista, porém um empresário ainda cauteloso para 2019 em Santa Catarina. Os dados foram apurados com 2.109 consumidores e 402 empresários em Chapecó, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joinville, Itajaí e Blumenau.

Dos consumidores entrevistados, 82,7% deles afirmaram que este ano será melhor do que o anterior. Número acima dos 55,6% do ano passado. A cidade mais otimista é Lages, onde 88,3% acreditam na melhoria. Já o cenário mais pessimista aparece em Florianópolis. Na Capital, 68% responderam que 2019 deve ser um ano melhor e 16,2% acreditam que situação irá piorar. Na média estadual, 6,6% dos catarinenses acreditam que será pior e  9,1% que afirmaram que a situação de 2019 permanecerá a mesma que em 2018.

?Quanto à expectativa para o emprego, a maioria dos catarinenses (45%) afirmou que estão seguros e 19% afirmaram que estão muito seguros. Por outro lado, o percentual dos que afirmaram que estão inseguros é de 13%. Nas cidades, a maior segurança vem do município de Blumenau, com 34% dos entrevistados afirmando que estão muito seguro quanto a seu emprego. Já a maior insegurança vem do município de Itajaí e Florianópolis, onde 17% estão inseguros quanto a seus empregos. 

Quanto aos empresários, a maioria deles avaliou o ano de 2018 como melhor do que o de 2017 (41,5%) para o sucesso de seu negócio. A maioria (48,8%) também tem uma boa expectativa para as vendas de 2019, seguido por aqueles que creem que as vendas serão ótimas (40,5%). 

Apesar disso, 65,2% dos empresários do comércio em Santa Catarina afirmaram que não pretendem expandir o quadro de funcionários. Mais da metade (64%) dos empresários do comércio catarinenses responderam que não pretendem realizar investimentos em 2019, enquanto que 13% pretende abrir novas lojas e 18% expandir o estabelecimento. 

 

Fonte:DC

OUTRAS NOTÍCIAS

17/03/2023
Município oferece alimentos sem açúcar para crianças do Ensino Infantil
Açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas e vitaminas O açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas, vitaminas, além de pães, biscoitos e bolos mais naturais nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), de Itapema. Mais saudável, o cardápio da merenda escolar, segue a resolução nº 6, de maio de 2020, do Fundo Nacional da Educação (FNDE), que é responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O órgão definiu a proibição da oferta de cereais adoçados, balas, bombons, bolachas recheadas, enlatados, margarinas e doces, entre outros alimentos que possuem adição de açúcar para as crianças até três anos de idade, além de orientar que sejam oferecidas mais porções semanais de frutas e hortaliças. As crianças do meio período, recebem duas refeições, café e almoço, já os alunos do período integral, recebem quatro refeições, café, almoço, lanche da tarde e jantar. A nutricionista da Educação Infantil, Michele Casagrande, destaca o processo de adaptação do cardápio `` Realizamos capacitações para as nossas merendeiras e pensamos em alimentos que pudessem substituir o açúcar e ainda assim ser saboroso para as nossas crianças” Uma das receitas que está sendo testada agora é o bolo sem açúcar preparado pelas próprias merendeiras das unidades. `` Ficamos felizes e surpresas com a adaptação das crianças, com o tempo eles foram aceitando e agora gostam bastante do bolo, feito com aveia, banana e uvas passas”   Benta Florêncio, Juciane Maria Eleuterio, merendeira do CMEI `` Fornecer uma refeição mais saudável, além de uma exigência legal, garante o melhor desenvolvimento das nossas crianças. Tudo isso é possível graças à nossa equipe da Alimentação Escolar, desde as nutricionistas, equipe de distribuição, até as merendeiras que preparam os alimentos com muito amor”   Alessandra Simas Ghiotto, Secretária de Educação FINTE VIP SOCIAL
SABER MAIS

Peça sua Música

Por favor preencha todos os campos

Contato enviado com sucesso

Top