home notícias

Projeto Plantando Inclusão: Crianças aprendem sobre importância da natureza

Ana Carolina de Matos, de apenas 3 anos, aprendeu o processo de plantio de uma árvore numa aula especial no jardim do Centro de Educação Infantil Zilda Maria Peixer. Os professores do projeto Plantando Inclusão levaram mudas de hortaliças e proporcionaram aos alunos o contato direto com a terra. Ao todo, 30 crianças participaram da atividade.

“Agora ela vai crescer”, explicou a pequena, se referindo à muda que plantou na horta. “Hoje aprendi a enterrar a plantinha”, também contou a aluna Isabela de Assis, mostrando a pá utilizada.

Com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas, o projeto pioneiro desenvolvido pela Associação Caminho das Águas está trabalhando a educação ambiental com crianças da rede pública de ensino, uma vez por semana.

“Nosso objetivo é envolver a comunidade escolar do município em práticas relacionadas ao meio ambiente. A intenção é despertar esse olhar de sustentabilidade ambiental e inserir no dia a dia dessas crianças o contato com a natureza”, explica Thiago Martins, assessor ambiental da Associação Caminho das Águas de Tijucas e estagiário da Secretaria de Agricultura.

O projeto teve início no mês de fevereiro, numa colônia de férias, e agora está servindo de modelo para ser implantado futuramente em outras unidades de ensino. De acordo com Thiago, outro grande objetivo da ação é ampliar a implantação de hortas escolares, estimulando assim, o consumo de alimentos saudáveis.

Para a diretora do CEI, Ângela Lopes Furtado, o projeto se encaixou nas propostas educacionais desenvolvidas durante o ano passado. Ela ressalta a importância de as crianças entenderem a o valor da natureza e da preservação ambiental.

“Nosso futuro está nas mãos dessas crianças, daí a importância de ter desde a educação infantil este incentivo de preservação ao meio ambiente e o fato de aprenderem a plantar. Nossas professoras apostam nessa ideia, tanto que já estamos trabalhando com as crianças desde o ano passado com o projeto Semeadores do Futuro”, destaca Ângela.

Fonte PMT

OUTRAS NOTÍCIAS

22/05/2019
Mulher usa doença de criança para arrecadar dinheiro sem permissão da família em Canelinha
Amanda Grimes, mãe do menino Isaac, de apenas dois anos, usou suas redes sociais para denunciar um crime absurdo. Uma mulher aproveitou que a família do garoto está organizando um bingo e passou pela cidade de Canelinha, onde Isaac reside, pedindo brindes em nome do garoto. Diversos estabelecimentos comerciais, empresários e até mesmo taxistas doaram quantias em dinheiro, pensando que os objetos serviriam para custear o tratamento contra uma doença rara, a Dermatose Bolhosa IgA. A mãe descobriu a fraude quando passou pelas lojas e foi surpreendida pelos empresários, que já haviam contribuído para a causa e estranharam o pedido repetido. "Alerto para que todos os empresários, taxistas, donos de lojas ou qualquer estabelecimento comercial de Canelinha não entreguem brindes para o bingo do Isaac, para qualquer pessoa que não tenha em mãos o ofício assinado por mim durante a retirada do brinde", ressaltou Amanda. Isaac sofre de Dermatose Bolhosa IgA, uma doença rara que aparece em crianças após 6 meses de idade, com picos de incidência aos quatro e cinco anos, com duração de até 4 anos. Inconformada com o ato, a mãe ainda pede desculpas pelo acontecido. "Sei que doaram de bom coração e com certeza essa pessoa pagará a Deus por se aproveitar da saúde de um anjo para se beneficiar". O bingo em prol do menino acontecerá no dia 08/06, às 15h30, no Galpão do Campo dos Veteranos do Moura, em Canelinha. Mais informações pelo 48 9942-3524.   Fonte G.M
SABER MAIS

Peça sua Música

Por favor preencha todos os campos

Contato enviado com sucesso

Top