home notícias

Semana do consumidor- Dicas pra aproveitar!

   Em comemoração à semana do consumidor, o Procon traz algumas dicas importantes que podem auxiliar na hora da compra e evitar problemas futuros.
Antes de comprar ou usar algum produto ou serviço, o consumidor deverá se questionar: eu preciso mesmo disso? Onde vou colocar o que sobrar do que já usei? Isso se chama consumo consciente, ou seja, só consumir o que realmente é necessário ao atendimento das nossas necessidades básicas.
Ao decidir-se pela compra, observe algumas coisas:

> Não compre alimento com validade vencida, embalagem aberta, furada, amassada ou enferrujada.

> Observe a cor, textura e odor dos alimentos, havendo qualquer alteração nesse sentido, não adquira os produtos, pois podem estar impróprios para o consumo. 

Caso algum estabelecimento esteja vendendo produtos com essas características, denuncie à Vigilância Sanitária da nossa cidade e em seguida procure o Procon para fazer a reclamação contra a empresa ou vendedor.

Nas compras pela internet, telefone ou via correio, verifique se o fornecedor é conhecido e se possui boa reputação.

> Antes de fechar qualquer negócio é importante examinar a variedade das formas de pagamento e questionar sobre cada uma delas, para que você não seja pego de surpresa no futuro.

> O Código de Defesa do Consumidor estabelece que as compras realizadas fora do estabelecimento comercial (por telefone, catálogo, internet, etc.) podem ser canceladas em até sete dias (direito de arrependimento). Já em caso de compra dentro do estabelecimento, não existe direito de arrependimento, ficando a cargo da loja decidir se aceita ou não a mercadoria de volta.

> Ao receber a mercadoria, verifique em conjunto com o vendedor/fornecedor se tudo está de acordo e se houver alguma irregularidade, o produto não deve ser aceito.

Por fim, sempre exija e guarde a nota fiscal, pois ocorrendo qualquer problema ela é a prova da data, hora e em qual estabelecimento comercial você efetuou sua compra. E em caso de qualquer dúvida sobre seus direitos procure o Procon.

Feliz semana do consumidor e boas compras!

 

Fonte PMV

OUTRAS NOTÍCIAS

22/05/2019
Mulher usa doença de criança para arrecadar dinheiro sem permissão da família em Canelinha
Amanda Grimes, mãe do menino Isaac, de apenas dois anos, usou suas redes sociais para denunciar um crime absurdo. Uma mulher aproveitou que a família do garoto está organizando um bingo e passou pela cidade de Canelinha, onde Isaac reside, pedindo brindes em nome do garoto. Diversos estabelecimentos comerciais, empresários e até mesmo taxistas doaram quantias em dinheiro, pensando que os objetos serviriam para custear o tratamento contra uma doença rara, a Dermatose Bolhosa IgA. A mãe descobriu a fraude quando passou pelas lojas e foi surpreendida pelos empresários, que já haviam contribuído para a causa e estranharam o pedido repetido. "Alerto para que todos os empresários, taxistas, donos de lojas ou qualquer estabelecimento comercial de Canelinha não entreguem brindes para o bingo do Isaac, para qualquer pessoa que não tenha em mãos o ofício assinado por mim durante a retirada do brinde", ressaltou Amanda. Isaac sofre de Dermatose Bolhosa IgA, uma doença rara que aparece em crianças após 6 meses de idade, com picos de incidência aos quatro e cinco anos, com duração de até 4 anos. Inconformada com o ato, a mãe ainda pede desculpas pelo acontecido. "Sei que doaram de bom coração e com certeza essa pessoa pagará a Deus por se aproveitar da saúde de um anjo para se beneficiar". O bingo em prol do menino acontecerá no dia 08/06, às 15h30, no Galpão do Campo dos Veteranos do Moura, em Canelinha. Mais informações pelo 48 9942-3524.   Fonte G.M
SABER MAIS

Peça sua Música

Por favor preencha todos os campos

Contato enviado com sucesso

Top