home notícias

Vigilância Epidemiológica confirma três casos de dengue em Tijucas

A Vigilância Epidemiológica, setor da Secretaria de Saúde de Tijucas que monitora os focos do mosquito Aedes Aegypti, confirmou nesta quarta-feira (15) três casos de dengue na cidade. Para Vilson José Porcíncula, secretário da Saúde, agora a atenção dos moradores deve ser redobrada.

“A Secretaria de Saúde de Tijucas solicita apoio da população para acabar com os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e também dos vírus da Zika e Chikungunya. Se a população ajudar podemos acabar com a água parada, que é o criadouro do mosquito transmissor”, destaca o secretário.

De acordo com o relatório divulgado pela Secretaria de Saúde, 28 casos foram acompanhados pelo órgão, destes, 22 foram descartados como dengue, três casos foram confirmados e três ainda estão sendo investigados.

Dos três casos confirmados, dois foram contraídos fora do município (chamados de importados) e um em Tijucas. Segundo Elenize Zimmer dos Santos, coordenadora da Vigilância em Saúde, estão sendo feitas visitas domiciliares, vistoria em terrenos baldios e em locais estratégicos para verificação de possíveis focos.

“Todos os moradores deveriam se conscientizar e saber que a responsabilidade de combater o mosquito também é de cada um. Estamos numa zona de risco devido à proximidade com Itapema, onde foi registrado o maior número de casos no Estado. Estamos fazendo tudo que podemos para que os casos não aumentem e contamos com o apoio da população”, alerta a coordenadora.

Situação de Itapema

A situação de Itapema é preocupante devido à proximidade de 17 km com Tijucas. Ela é a cidade de Santa Catarina com o maior número de pessoas infectadas com o vírus. O número de pessoas contaminadas dentro da cidade são 44. Há ainda um caso de fora e outros quatro ainda sem identificação do local onde os pacientes se infectaram.

De acordo com o programa de Controle da Dengue da cidade existem cerca de 330 casos de pessoas que adoeceram e que também podem estar com dengue. Os mesmos ainda estão sob análise. O maior número de focos estaria no bairro Meia Praia e dentro de quintais de residências.

A situação é tão grave, que foi montada esta semana uma força-tarefa formada por 90 pessoas, entre funcionários de várias secretarias da prefeitura, Polícia Militar, Bombeiros e Defesa Civil com objetivo de visitar casa por casa para encontrar criadouros do mosquito.

Denuncie focos do Aedes aegypti

Quando o foco do mosquito é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores, como em terrenos baldios ou lixo acumulado na rua, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada para remover os possíveis criadouros.

Organize um mutirão de combate ao mosquito

A mobilização da sociedade é fundamental para vencer a luta contra o mosquito Aedes aegypti. Convoque sua família e seus vizinhos para essa batalha.

 

Fonte PMT

OUTRAS NOTÍCIAS

17/03/2023
Município oferece alimentos sem açúcar para crianças do Ensino Infantil
Açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas e vitaminas O açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas, vitaminas, além de pães, biscoitos e bolos mais naturais nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), de Itapema. Mais saudável, o cardápio da merenda escolar, segue a resolução nº 6, de maio de 2020, do Fundo Nacional da Educação (FNDE), que é responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O órgão definiu a proibição da oferta de cereais adoçados, balas, bombons, bolachas recheadas, enlatados, margarinas e doces, entre outros alimentos que possuem adição de açúcar para as crianças até três anos de idade, além de orientar que sejam oferecidas mais porções semanais de frutas e hortaliças. As crianças do meio período, recebem duas refeições, café e almoço, já os alunos do período integral, recebem quatro refeições, café, almoço, lanche da tarde e jantar. A nutricionista da Educação Infantil, Michele Casagrande, destaca o processo de adaptação do cardápio `` Realizamos capacitações para as nossas merendeiras e pensamos em alimentos que pudessem substituir o açúcar e ainda assim ser saboroso para as nossas crianças” Uma das receitas que está sendo testada agora é o bolo sem açúcar preparado pelas próprias merendeiras das unidades. `` Ficamos felizes e surpresas com a adaptação das crianças, com o tempo eles foram aceitando e agora gostam bastante do bolo, feito com aveia, banana e uvas passas”   Benta Florêncio, Juciane Maria Eleuterio, merendeira do CMEI `` Fornecer uma refeição mais saudável, além de uma exigência legal, garante o melhor desenvolvimento das nossas crianças. Tudo isso é possível graças à nossa equipe da Alimentação Escolar, desde as nutricionistas, equipe de distribuição, até as merendeiras que preparam os alimentos com muito amor”   Alessandra Simas Ghiotto, Secretária de Educação FINTE VIP SOCIAL
SABER MAIS

Peça sua Música

Por favor preencha todos os campos

Contato enviado com sucesso

Top