home notícias

Mais de um ano após chacina em apart-hotel de Florianópolis, caso segue sem data para júri popular

Mais de um ano se passou desde a chacina no apart-hotel de Canasvieiras, em Florianópolis, que resultou na morte de cinco pessoas de uma mesma família. O processo segue na Justiça. O Tribunal agora analisa o recurso da defesa dos três réus presos contra uma decisão de maio que determinou que eles serão julgados em júri popular.

Morreram no crime o empresário Paulo Gaspar Lemos, 78, e os três filhos dele: o também empresário Leandro Lemos, de 44 anos, Paulo Gaspar Lemos Junior, 51, que tinha deficiência intelectual, e a artesã Katya Gaspar Lemos, de 50. Ricardo Lora, 39, sócio da família, também foi assassinado. Com exceção de Leandro, todos viviam no apart-hotel, que era da família Lemos.

Para o promotor de Justiça que acompanha o caso, Andrey Cunha Amorim, o processo "está caminhando relativamente rápido pela complexidade do crime". A expectativa dele é "que se faça justiça". Amorim também afirmou que há bastantes provas de que os réus são os autores da chacina.

Réus

Os réus, Michelangelo Lopes, Francisco José da Silva Neto e Ivan Gregory de Oliveira, são os três acusados no processo. Francisco responde por cinco homicídios qualificados por motivo torpe, por motivo fútil e com emprego de asfixia, além de furto qualificado, roubo e fraude processual.

Já Michelangelo e Ivan respondem por cinco homicídios qualificados por promessa de recompensa por motivo fútil e com emprego de asfixia, além de furto qualificado, roubo e fraude processual.

O advogado de Michelangelo, Marcos Aurélio de Melo, afirma que aguarda o julgamento do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) sobre os três recursos contra a decisão de determinar júri popular para os três réus.

A defesa de Francisco, feita pelo advogado Jackson Seilonski, afirmou que entrou com recurso contra a decisão da Justiça de levar o cliente a júri popular.

A Defensoria Pública, que faz a defesa de Ivan, também disse que entrou com recurso e aguarda decisão do TJSC.

 

Crime

A chacina ocorreu em 6 de julho. Encapuzados e usando luvas, três homens armados chegaram ao apart-hotel, em Canasvieiras, na tarde de 5 de julho e renderam seis pessoas. As vítimas foram amarradas e, com exceção de uma funcionária, que conseguiu fugir, foram torturadas e mortas por asfixia.

Conforme as investigações, no dia da chacina os três acusados foram até a casa da família para cobrar uma dívida de aproximadamente R$ 40 mil que Leandro teria com Francisco. Além de terem cometido os cinco assassinatos, os criminosos roubaram R$ 10 mil e alguns pertences. O dinheiro ficou com um dos bandidos.

Após a fuga dos assassinos, a funcionária que conseguiu escapar chamou a polícia. Quando chegaram ao local, por volta da 0h30, os policiais encontraram os corpos, de barriga para baixo, espalhados pelos cômodos. Havia gasolina espalhada pelo apart-hotel e nas roupas das vítimas.

As investigações apontam que os cinco mortos foram ainda torturados psicologicamente por oito horas. A Polícia Civil disse que os criminosos facilitaram a fuga da única pessoa que escapou da chacina porque um deles a conhecia.

 

 

 

Fonte G1

OUTRAS NOTÍCIAS

16/08/2019
Eleita a Seleção do Municipal 2019 Série A e B
Membros da imprensa do município de Tijucas, que acompanharam o Campeonato Municipal de Futebol Amador de 2019, elegeram os melhores atletas em cada posição que disputaram a competição. A Série A, encerrada no dia 27 de julho, teve como campeão a equipe do União e vice-campeão o AV 13. Já a Série B, que teve a final no dia 22 de junho, contou com o Itinga campeão e o Destak vice. Tanto na Série A, quanto na Série B, os profissionais da imprensa local elegeram os melhores em cada posição. Além disso, a imprensa elegeu o melhor dirigente, técnico, massagista craque e atleta revelação. Os profissionais que participaram da votação foram os representantes da Rádio Vale, senhores Éder Trindade, Divo de Souza, Sidney Miranda, Carlos Graf e Wilson Silva. A votação contou ainda, com os representantes do site Bola do Vale, senhores Carlos Manduré e Evandro Manduré e de Jacira Martins, da Rádio 1ª FM. Os eleitos serão premiados antes do jogo festivo envolvendo a Seleção do Campeonato Municipal de Futebol Amador que vai enfrentar a equipe do Brusque. A partida amistosa acontece no próximo dia 24, às 15h, no estádio Sebastião Vieira Peixoto. E para o torcedor do Vale do Rio Tijucas lotar o estádio do Tiradentes, basta levar um quilo de alimento não perecível que será doado às entidades carentes do município. Seleção da Série B Goleiro: Jhonatan Felipe Lemos (Destak) Lateral Direito: Patrick Vilmar Reis (Destak) Lateral esquerdo: Daniel Bertelli (Itinga) Zagueiro: Vilton Gonçalves Junior (Itinga) Zagueiro: Tiago Felizardo (Destak) Primeiro volante: Sidnei Machado (Campo Novo) Segundo volante: Bismark dos Passos (Itinga) Primeiro meia atacante: Ronei Junior Silveira Antunes Mariano (XV de Novembro) Segundo meia atacante: Geovani Vicente da Silva (Itinga) Primeiro atacante: Gardelo Nascimento Santos “Lelê Bahia” (Destak) Segundo atacante: Ricardo Vicente Luiz “Ricardinho” (Itinga) Técnico: Erivelto Leal dos Santos “Danone” (Itinga) Massagista: Felipe dos Santos (Itinga) Dirigente: Erivelto Leal dos Santos “Danone” (Itinga) Seleção da Série A Goleiro: Jadson Andrade da Silva “Alagoano” (União) Lateral direito: Matheus Figueredo Cavalcante Oliveira “Baiano” (AV 13) Lateral esquerdo: Saulo Lopes da Silva Cardoso (AV 13) Zagueiro: Jeferson Ramos “Negão” (União) Zagueiro: Anderson Jackson Martins de Jesus (Itatiaia) Primeiro volante: Luiz Henrique Frutuoso (União) Segundo volante: Emerson Leocadio Marques dos Santos (AV13) Primeiro meia atacante: Mario Roberto Silva Júnior “Zé Paraná” (AV 13) Segundo meia atacante: Guilherme Andrade dos Santos “Gui” (União) Primeiro atacante: Tiago Machado “Tiaguinho” (União) Segundo atacante: Patrick Silveira Felício (União) Técnico: Vilson Pedro Felipe “Biriba” (União) Massagista: Paulo Everaldo Franz “Paulão” (União) Dirigente: Paulo Sérgio Pinto “Galinha” (União) Atleta Revelação: Daniel Henrique Féo ''Dedão" (Renascença)  Obs. O 'CRAQUE' das séries A e B serão revelados no dia do evento.  Fonte e foto: FME Tijucas
SABER MAIS

Peça sua Música

Por favor preencha todos os campos

Contato enviado com sucesso

Top