home notícias

Patrimônio histórico privado, Cine Theatro Manoel Cruz sofre com degradação e descaso em Tijucas

A degradação estrutural e o abandono tomam conta do Cine Theatro Manoel Cruz, imóvel construído em 1926 e tombado pelo Patrimônio Histórico em 1988, em Tijucas, na Grande Florianópolis. A área está isolada pelo risco de desabamento.

A Rua Coronel Galotti está parcialmente interditada por conta da estrutura do teto do imóvel que desabou e uma parte superior da fachada principal também despencou. Os caminhões estão proibidos de passar pelo trecho.

Segundo o diretor de patrimônio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Diego Fermo, a responsabilidade é dos proprietários do imóvel. "Cabe a FCC a vigilância sobre o imóvel, ou seja, sobre aquilo que é feito, sobre o estado de conservação", disse.

A secretária de Cultura do município, Paula Regina da Silva, explicou que o casarão passou por processo de inventário, o que dificultou ainda mais um acordo sobre o destino do patrimônio. "Por enquanto não pode fazer nada por ser privado, a gente aguarda as decisões", explicou.O processo se arrasta há anos na Justiça, em 2017 depois de um acordo entre as partes, a FCC começou um projeto para a restauração, mas uma nova decisão judicial anulou o processo.

"Cabe aos proprietários também elaborar os projetos necessários a aplicação nos editais, ou seja, um interesse dos proprietários em fazer esses procedimentos e aplicar esses projetos afim de captar os recursos disponibilizados pelo estado, já que recurso direto o estado não pode fazer nesse caso que se trata de imóvel particular", afirmou o diretor de patrimônio da FCC.

A última reforma foi em 1998. O prédio, além de receber espetáculos e filmes, já serviu como local para descascar arroz e para uma vidraçaria. Nos últimos anos, foi ocupado por vândalos e as más condições de conservação agravou a situação estrutural.

A FCC informou que desde 2018 os responsáveis pelo prédio foram notificados por pelo menos duas vezes. A NSC TV entrou em contato com os advogados de um dos integrantes da família, mas ele informou que não está autorizado para comentar sobre o caso.

 

 

 

 

Fonte G1

OUTRAS NOTÍCIAS

17/03/2023
Município oferece alimentos sem açúcar para crianças do Ensino Infantil
Açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas e vitaminas O açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas, vitaminas, além de pães, biscoitos e bolos mais naturais nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), de Itapema. Mais saudável, o cardápio da merenda escolar, segue a resolução nº 6, de maio de 2020, do Fundo Nacional da Educação (FNDE), que é responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O órgão definiu a proibição da oferta de cereais adoçados, balas, bombons, bolachas recheadas, enlatados, margarinas e doces, entre outros alimentos que possuem adição de açúcar para as crianças até três anos de idade, além de orientar que sejam oferecidas mais porções semanais de frutas e hortaliças. As crianças do meio período, recebem duas refeições, café e almoço, já os alunos do período integral, recebem quatro refeições, café, almoço, lanche da tarde e jantar. A nutricionista da Educação Infantil, Michele Casagrande, destaca o processo de adaptação do cardápio `` Realizamos capacitações para as nossas merendeiras e pensamos em alimentos que pudessem substituir o açúcar e ainda assim ser saboroso para as nossas crianças” Uma das receitas que está sendo testada agora é o bolo sem açúcar preparado pelas próprias merendeiras das unidades. `` Ficamos felizes e surpresas com a adaptação das crianças, com o tempo eles foram aceitando e agora gostam bastante do bolo, feito com aveia, banana e uvas passas”   Benta Florêncio, Juciane Maria Eleuterio, merendeira do CMEI `` Fornecer uma refeição mais saudável, além de uma exigência legal, garante o melhor desenvolvimento das nossas crianças. Tudo isso é possível graças à nossa equipe da Alimentação Escolar, desde as nutricionistas, equipe de distribuição, até as merendeiras que preparam os alimentos com muito amor”   Alessandra Simas Ghiotto, Secretária de Educação FINTE VIP SOCIAL
SABER MAIS

Peça sua Música

Por favor preencha todos os campos

Contato enviado com sucesso

Top