home notícias

Tijucas: Secretaria de Saúde convoca população para plantão de vacinação neste fim de semana

Para rever a situação das vacinas, principalmente as que previnem doenças como o sarampo e a febre amarela, a Vigilância Epidemiológica de Tijucas, com apoio dos órgãos estaduais e federais de Saúde, solicita que a população compareça aos pontos de vacinação das Unidades Básicas de Saúde neste sábado (15). As UBS's do Bairro Areias, Joáia, Praça e Centro, estarão atendendo das 8h às 16h.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Elenise Zimmer dos Santos, até o momento, a cobertura vacinal contra a febre amarela em Santa Catarina é de 84%, abaixo do que é recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de vacinar pelo menos 95% do público-alvo. O secretário de Saúde, Vilson José Porcincula, também lembra que a partir deste ano, crianças com 4 anos precisam tomar uma dose de reforço.

Conforme a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), em 2020, foram confirmados dois casos de febre amarela em humanos no Estado. Os dois pacientes foram atendidos no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, unidade referência de infectologia. Um vindo de Jaraguá do Sul e o outro de São Bento do Sul. Ambos não tinham registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. Dois macacos também foram diagnosticados com febre amarela em Blumenau e Pomerode.

É importante ressaltar que os primatas não transmitem o vírus, mas ajudam a Vigilância Epidemiológica a identificar o início da transmissão da doença, pois são os primeiros a adoecer.

 

 

 

 Fonte GM

OUTRAS NOTÍCIAS

17/03/2023
Município oferece alimentos sem açúcar para crianças do Ensino Infantil
Açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas e vitaminas O açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas, vitaminas, além de pães, biscoitos e bolos mais naturais nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), de Itapema. Mais saudável, o cardápio da merenda escolar, segue a resolução nº 6, de maio de 2020, do Fundo Nacional da Educação (FNDE), que é responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O órgão definiu a proibição da oferta de cereais adoçados, balas, bombons, bolachas recheadas, enlatados, margarinas e doces, entre outros alimentos que possuem adição de açúcar para as crianças até três anos de idade, além de orientar que sejam oferecidas mais porções semanais de frutas e hortaliças. As crianças do meio período, recebem duas refeições, café e almoço, já os alunos do período integral, recebem quatro refeições, café, almoço, lanche da tarde e jantar. A nutricionista da Educação Infantil, Michele Casagrande, destaca o processo de adaptação do cardápio `` Realizamos capacitações para as nossas merendeiras e pensamos em alimentos que pudessem substituir o açúcar e ainda assim ser saboroso para as nossas crianças” Uma das receitas que está sendo testada agora é o bolo sem açúcar preparado pelas próprias merendeiras das unidades. `` Ficamos felizes e surpresas com a adaptação das crianças, com o tempo eles foram aceitando e agora gostam bastante do bolo, feito com aveia, banana e uvas passas”   Benta Florêncio, Juciane Maria Eleuterio, merendeira do CMEI `` Fornecer uma refeição mais saudável, além de uma exigência legal, garante o melhor desenvolvimento das nossas crianças. Tudo isso é possível graças à nossa equipe da Alimentação Escolar, desde as nutricionistas, equipe de distribuição, até as merendeiras que preparam os alimentos com muito amor”   Alessandra Simas Ghiotto, Secretária de Educação FINTE VIP SOCIAL
SABER MAIS

Peça sua Música

Por favor preencha todos os campos

Contato enviado com sucesso

Top