home notícias

Escola de Samba Unidos de Porto Belo invade a avenida pelo quinto ano consecutivo

A Unidos de Porto Belo é a primeira agremiação cultural a montar uma bateria de escola de samba na cidade. Fundada em 2015, a escola vem realizando belos desfiles e atraindo cada vez mais pessoas para tocar na bateria e desfilar pelas avenidas de Porto Belo durante o carnaval. Neste ano, a Unidos desfila na sexta-feira (21), no Centro, e na segunda-feira (24), se apresenta no bairro Perequê.

O samba-enredo deste carnaval é uma homenagem a Carlos Ribeiro dos Santos, o Carlão, fundador e presidente da escola. Nascido na Bahia, ainda menino perdeu a mãe e precisou enfrentar as dificuldades financeiras junto do pai e dos irmãos. Em busca de melhores condições de vida mudou-se para o Rio de Janeiro, onde travou contato com o samba de raiz e criou uma paixão que carrega por toda a vida. Depois de rodar por outros lugares, Carlão vive em Porto Belo há mais de 30 anos e é um dos agitadores culturais da cidade, sempre envolvido com o ritmo que mais representa a cultura brasileira. É toda essa trajetória de luta e alegria que a Unidos de Porto Belo traz para a avenida esse ano.

Trajetória que é celebrada pela família de Carlão, toda envolvida muito diretamente com a escola. É o filho Carlinhos Ribeiro, por exemplo, que lidera a bateria da Unidos, que reúne aproximadamente 60 pessoas. Nos últimos meses foram realizados cerca de sessenta ensaios para deixar tudo perfeito no momento do desfile. Carlinhos destaca a importância do trabalho desenvolvido pela escola. “Já estamos ensaiando há cerca de três meses. Muita gente vem tocando há alguns anos, outras chegam novas para aprender um instrumento e isso é muito bonito de se ver. Estamos preparando um desfile lindo e quem nos prestigiar com certeza vai vibrar muito com a gente”, ressalta.

O desfile conta ainda com passistas, mestre-sala e porta bandeiras, puxadores de samba, alegorias e tudo o que uma escola de samba tem direito. No desfile, blocos de carnaval da cidade acompanham a agremiação, fazendo com que as ruas da cidade virem, ao menos nos dois dias em que a escola sai, uma grande passarela do samba.

 

 

 

Fonte GM

 

OUTRAS NOTÍCIAS

17/03/2023
Município oferece alimentos sem açúcar para crianças do Ensino Infantil
Açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas e vitaminas O açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas, vitaminas, além de pães, biscoitos e bolos mais naturais nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), de Itapema. Mais saudável, o cardápio da merenda escolar, segue a resolução nº 6, de maio de 2020, do Fundo Nacional da Educação (FNDE), que é responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O órgão definiu a proibição da oferta de cereais adoçados, balas, bombons, bolachas recheadas, enlatados, margarinas e doces, entre outros alimentos que possuem adição de açúcar para as crianças até três anos de idade, além de orientar que sejam oferecidas mais porções semanais de frutas e hortaliças. As crianças do meio período, recebem duas refeições, café e almoço, já os alunos do período integral, recebem quatro refeições, café, almoço, lanche da tarde e jantar. A nutricionista da Educação Infantil, Michele Casagrande, destaca o processo de adaptação do cardápio `` Realizamos capacitações para as nossas merendeiras e pensamos em alimentos que pudessem substituir o açúcar e ainda assim ser saboroso para as nossas crianças” Uma das receitas que está sendo testada agora é o bolo sem açúcar preparado pelas próprias merendeiras das unidades. `` Ficamos felizes e surpresas com a adaptação das crianças, com o tempo eles foram aceitando e agora gostam bastante do bolo, feito com aveia, banana e uvas passas”   Benta Florêncio, Juciane Maria Eleuterio, merendeira do CMEI `` Fornecer uma refeição mais saudável, além de uma exigência legal, garante o melhor desenvolvimento das nossas crianças. Tudo isso é possível graças à nossa equipe da Alimentação Escolar, desde as nutricionistas, equipe de distribuição, até as merendeiras que preparam os alimentos com muito amor”   Alessandra Simas Ghiotto, Secretária de Educação FINTE VIP SOCIAL
SABER MAIS

Peça sua Música

Por favor preencha todos os campos

Contato enviado com sucesso

Top