home notícias

Três praias de Bombinhas ganham Bandeira Azul para temporada 2020/2021

 O júri nacional do Programa Bandeira Azul aprovou a certificação das praias de Quatro Ilhas, Mariscal e Conceição para a temporada 2020/2021. Esta será a segunda temporada do programa em Quatro Ilhas e Mariscal, e a primeira na Praia da Conceição. A próxima fase é conquistar a aprovação do júri internacional, em outubro. Com essa aprovação, Bombinhas será a cidade com mais praias certificadas pelo Programa Bandeira Azul no Brasil.


Na etapa nacional, as praias foram avaliadas por representantes do Ministério da Economia – Secretaria do Patrimônio da União, do Ministério do Turismo, da Acatmar – Associação Náutica Brasileira, da Agência Costeira e do Instituto Ambientes em Rede. Este ano, no Brasil, foram pré-aprovadas 6 marinas e 18 praias, sendo 3 em Bombinhas.

O Bandeira Azul tem como objetivo avaliar as condições de balneabilidade das praias em torno do mundo. Para conquistar o selo, é preciso atender a 34 critérios, nas áreas de educação e formação ambiental, gestão ambiental, segurança e serviços e qualidade da água. Com a aprovação do júri internacional, as três praias passam a ser consideradas oficialmente umas das melhores áreas para os banhistas.


Para o presidente da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas – Famab, Flávio Steigleder Martins, a renovação da certificação em Quatro Ilhas e Mariscal e a conquista para a Praia da Conceição revela a força do município frente as questões ambientais e turísticas. "Isso mostra que a cidade vem evoluindo muito bem na manutenção dos ambientes costeiros, pois essa é a certificação de praias mais importante do mundo", diz.


Além disso, Flávio ressalta a importância da Taxa de Preservação Ambiental – TPA, que torna viável a manutenção do Programa. "A gente não conseguiria essa certificação se não fosse a TPA, que nos deu muita força principalmente com relação à limpeza das praias e custeando os recursos necessários para a execução do Bandeira Azul", conclui.


Durante o período que antecede a temporada de verão 2020/2021, o município de Bombinhas vem avançando nos trabalhos relacionados à gestão das praias certificadas, por meio de aplicações de metodologias científicas e acompanhamento técnico semanal. O trabalho é realizado pelo especialista em gestão e certificação de praias Dr. Luidgi Marchese.


De acordo com Ludgi, além do monitoramento técnico-científico, que inclui a melhoria dos procedimentos para a qualificação dos serviços prestados, o município está em contato direto e avaliando as melhores práticas utilizadas na temporada de verão na Europa, frente ao cenário da pandemia. "Dessa forma, será possível adotar os melhores protocolos de atuação diante da Covid-19", afirma.


O Programa Bandeira Azul pode ser determinante na escolha do destino turístico. Segundo Carlos Cândido, secretário de turismo de Bombinhas, as tendências para a retomada do turismo apontam mudanças no perfil e comportamento do turista. "Além do Programa e das diversas obras na cidade, os protocolos adotados pela iniciativa privada serão essenciais para garantir a segurança do turista nesta retomada", conclui.


Bandeira Azul


O Bandeira Azul é um programa internacional de certificação ambiental para praias, marinas e embarcações. O objetivo é elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a proteção do ambiente marinho e costeiro, além de incentivar a realização de ações que visem à resolução dos conflitos.


O Programa é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education – FEE, que conta com apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil, é operado pelo Instituto Ambientes em Rede – IAR, com sede em Florianópolis/SC.

 

 

??????Fonte GM

OUTRAS NOTÍCIAS

17/03/2023
Município oferece alimentos sem açúcar para crianças do Ensino Infantil
Açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas e vitaminas O açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas, vitaminas, além de pães, biscoitos e bolos mais naturais nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), de Itapema. Mais saudável, o cardápio da merenda escolar, segue a resolução nº 6, de maio de 2020, do Fundo Nacional da Educação (FNDE), que é responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O órgão definiu a proibição da oferta de cereais adoçados, balas, bombons, bolachas recheadas, enlatados, margarinas e doces, entre outros alimentos que possuem adição de açúcar para as crianças até três anos de idade, além de orientar que sejam oferecidas mais porções semanais de frutas e hortaliças. As crianças do meio período, recebem duas refeições, café e almoço, já os alunos do período integral, recebem quatro refeições, café, almoço, lanche da tarde e jantar. A nutricionista da Educação Infantil, Michele Casagrande, destaca o processo de adaptação do cardápio `` Realizamos capacitações para as nossas merendeiras e pensamos em alimentos que pudessem substituir o açúcar e ainda assim ser saboroso para as nossas crianças” Uma das receitas que está sendo testada agora é o bolo sem açúcar preparado pelas próprias merendeiras das unidades. `` Ficamos felizes e surpresas com a adaptação das crianças, com o tempo eles foram aceitando e agora gostam bastante do bolo, feito com aveia, banana e uvas passas”   Benta Florêncio, Juciane Maria Eleuterio, merendeira do CMEI `` Fornecer uma refeição mais saudável, além de uma exigência legal, garante o melhor desenvolvimento das nossas crianças. Tudo isso é possível graças à nossa equipe da Alimentação Escolar, desde as nutricionistas, equipe de distribuição, até as merendeiras que preparam os alimentos com muito amor”   Alessandra Simas Ghiotto, Secretária de Educação FINTE VIP SOCIAL
SABER MAIS

Peça sua Música

Por favor preencha todos os campos

Contato enviado com sucesso

Top