home notícias

Justiça proíbe construção de prédios que façam sombra na Praia Brava, em Itajaí

Uma liminar da Justiça Federal proíbe o Município de Itajaí de liberar a construção de prédios que façam sombra na Praia Brava, em Itajaí, antes das 17h. A decisão vem após um pedido do MPF (Ministério Público Federal) e da comunidade.

O Juiz Charles Giacomini, afirma, em sua decisão, que a sombra na restinga afeta diretamente a qualidade do uso da praia, tanto para moradores, turistas e até para a atividade comercial. Além disso, traz consequências irreversíveis, já que os empreendimentos, uma vez construídos, não podem ser demolidos.

A liminar não afeta empreendimentos já em construção, e sim novas obras que possam provocar sombra na orla antes das 17h, inclusive na extremidade norte, conhecida como Canto do Morcego. O município de Itajaí informou que irá cumprir a liminar e entrará com recurso.

O sombreamento da praia é assunto antigo, inclusive na vizinha Balneário Camboriú, que agora passa por uma obra grande de alargamento da Praia Central. Conhecida como “Dubai brasileira” pelos arranha-céus cada vez mais altos, moradores da Brava temiam que o mesmo acontecesse na praia de Itajaí.

O MPF, que entrou com o pedido de liminar, também solicitou que tanto a prefeitura quanto o INIS (Instituto Itajaí Sustentável) fossem multados em R$ 10 mil por dia de descumprimento de eventual decisão judicial. O pedido foi aprovado pelo juiz.

O MPF apurou que edifícios construídos nas primeira e segunda quadras em frente à praia têm provocado sombra na restinga e na faixa de areia no período da tarde. Para o órgão, isso tem impactando negativamente a restinga, as condições sanitárias, paisagísticas e a qualidade de vida da população e de quem frequenta a praia.

Esse efeito já foi reconhecido pelo órgão ambiental municipal, que, no entanto, tem se restringido a definir medidas compensatórias leves aos empreendedores, permitindo o avanço da sombra sobre a praia.

A outorga onerosa também tem sido usada pelo município, segundo o MPF, para ampliar o potencial construtivo dos empreendimentos, e, consequentemente, a altura dos edifícios, sem os estudos necessários e em desacordo com audiências públicas realizadas com a população de Itajaí quando foram estabelecidas as alturas dos prédios da Praia Brava.

 

Fonte e Foto: NDmais

OUTRAS NOTÍCIAS

17/03/2023
Município oferece alimentos sem açúcar para crianças do Ensino Infantil
Açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas e vitaminas O açúcar e alimentos industrializados foram substituídos por frutas, vitaminas, além de pães, biscoitos e bolos mais naturais nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), de Itapema. Mais saudável, o cardápio da merenda escolar, segue a resolução nº 6, de maio de 2020, do Fundo Nacional da Educação (FNDE), que é responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O órgão definiu a proibição da oferta de cereais adoçados, balas, bombons, bolachas recheadas, enlatados, margarinas e doces, entre outros alimentos que possuem adição de açúcar para as crianças até três anos de idade, além de orientar que sejam oferecidas mais porções semanais de frutas e hortaliças. As crianças do meio período, recebem duas refeições, café e almoço, já os alunos do período integral, recebem quatro refeições, café, almoço, lanche da tarde e jantar. A nutricionista da Educação Infantil, Michele Casagrande, destaca o processo de adaptação do cardápio `` Realizamos capacitações para as nossas merendeiras e pensamos em alimentos que pudessem substituir o açúcar e ainda assim ser saboroso para as nossas crianças” Uma das receitas que está sendo testada agora é o bolo sem açúcar preparado pelas próprias merendeiras das unidades. `` Ficamos felizes e surpresas com a adaptação das crianças, com o tempo eles foram aceitando e agora gostam bastante do bolo, feito com aveia, banana e uvas passas”   Benta Florêncio, Juciane Maria Eleuterio, merendeira do CMEI `` Fornecer uma refeição mais saudável, além de uma exigência legal, garante o melhor desenvolvimento das nossas crianças. Tudo isso é possível graças à nossa equipe da Alimentação Escolar, desde as nutricionistas, equipe de distribuição, até as merendeiras que preparam os alimentos com muito amor”   Alessandra Simas Ghiotto, Secretária de Educação FINTE VIP SOCIAL
SABER MAIS

Peça sua Música

Por favor preencha todos os campos

Contato enviado com sucesso

Top