home notícias

Lei autoriza agendamento de consulta por telefone em postos de Tijucas

Um projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo Prefeito veio facilitar o agendamento médico para moradores de Tijucas. Pela nova regra, alguns pacientes já não precisam mais se deslocar até os postos de saúde para agendar sua consulta com o médico clínico geral, bastando o agendamento por telefone.

O atendimento está liberado para pacientes idosos, pessoas com necessidades especiais, gestantes e lactantes. Para marcar a consulta, basta que o paciente ligue para a unidade do bairro onde está cadastrado. Autora da proposta, a vereadora Nadir Amorim (PSD) explica como o atendimento aos pacientes funcionará a partir de agora. 

“Esses pacientes não precisam mais ir às UBS para solicitar um horário para consultar com profissionais das áreas de clínica geral. Se for feito o agendamento por telefone, a pessoa irá à UBS apenas no horário marcado”, comenta a vereadora Nadir. 

Segundo ela, a lei traz mais efetividade às normas que incentivam o tratamento diferenciado para idosos e deficientes. “Leis federais e estaduais, como o Estatuto do Idoso, incentivam o Legislativo a criar mecanismos para facilitar a vida dos idosos, ou seja, a legislação atual prevê a prioridade no atendimento da população acima de 60 anos, porém, nenhuma das normas em vigor diz respeito à marcação de consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, argumento a parlamentar. 

A expectativa é que a nova forma de agendamento ofereça maior comodidade e dignidade a essas pessoas, que geralmente possuem dificuldades para se deslocar até o posto de saúde para fazer o agendamento.

OUTRAS NOTÍCIAS

09/11/2022
Tijucas terá Desfile de Natal
Tijucas terá Desfile de Natal Fonte: PMT O fim de ano se aproxima e com ele chega também um dos períodos mais especiais: o Natal. Para celebrar a data, a Administração Municipal de Tijucas vai promover no dia 10 de dezembro (sábado) um desfile natalino envolvendo escolas e entidades do município. O evento está sendo organizado pela secretaria de Cultura, Juventude e Turismo, em conjunto com as secretarias de Educação e de Assistência Social, Habitação e Direitos Humanos. A programação terá início às 20 horas no coreto da Praça Nereu Ramos (nas proximidades da igreja matriz) e em seguida, escolas e entidades iniciam o desfile que seguirá até o Casarão Gallotti. Lá o público será recebido com apresentações de corais. “Estamos com uma série de obras em andamento, muitos investimentos na saúde, em especial no Hospital de Tijucas e por isso não poderemos fazer uma programação muito extensa. Mesmo assim, não poderíamos deixar de celebrar o Natal e de envolver nossas crianças nesta época tão especial”. disse o prefeito em reunião com as diretoras escolares. Feira de Natal regional no dia 11 No dia seguinte, domingo, 11 de dezembro, acontecerá mais uma Feira de Artesanato no jardim do Casarão Gallotti. Por ser a última do ano, esta edição será regional e voltada para o tema natalino, incluindo a participação de artesãos de Tijucas e de cidades vizinhas. O evento terá início às 10h e encerramento previsto para às 20h. Durante todo o dia, além da venda de produtos natalinos, no espaço também haverá apresentações musicais e pontos de alimentação. Hoje, Tijucas conta com aproximadamente 70 artesãos cadastrados e que participam mensalmente da feira. “Nossa feira tem sido um sucesso todos os meses e esta que será a última do ano, pretende ser ainda mais especial, afinal, além de nossos artesãos locais esperamos contar com a participação de artistas de cidades vizinhas. Ainda teremos gastronomia e todo o nosso espaço de recreação para reunir as famílias, que é sempre o maior objetivo do nosso Casarão Gallotti”, disse a secretária Paula Regina da Silva. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo pelo telefone (48) 99137-0272.
SABER MAIS
09/11/2022
Programa Bom de Letra
Programa Bom de Letra – Soletrando – premia alunos de Tijucas Fonte PMT Ocorreu nesta segunda-feira (07) a grande final do Programa Bom de Letra - Soletrando, projeto realizado por meio de uma parceria entre a Administração Municipal, através da secretaria municipal de Educação, e a empresa Mosarte. Nove alunos de escolas públicas e particulares de Tijucas disputavam o título da edição de 2022. A grande final da competição foi disputada na Casa do Empresário, sede das entidades ACIT e CDL. Voltada para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas de Tijucas, a competição mobilizou alunos em todas as unidades públicas e particulares desde o mês de agosto deste ano, quando começaram as etapas eliminatórias nas escolas. Para chegarem à decisão, os alunos também tiveram que passar pela semifinal, disputada por 17 estudantes na última quinta-feira (03). A secretária de Educação de Tijucas, Deise Juliana Silveira, juntamente com a empresária Thaisa Sedrez, deu as boas-vindas nesta importante etapa da competição. As juradas que atuaram na ocasião foram: a professora Juliana Varela Tirloni e a chefe de gabinete, Leila dos Anjos Costa. Vencedores Após várias rodadas, foram classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar os seguintes estudantes: 1º lugar - Renan Vitor Chagas Camatini (E.E.B. Prof.ª Olívia Bastos); 2º lugar - Miguel Alves Costa (CAU); 3º lugar - Valentina Cruz Angeli (Planeta Feliz). O primeiro colocado foi premiado com um notebook, o segundo com um tablete e o terceiro com uma caixa de som. Sobre o Bom de Letra O Bom de Letra é um concurso municipal de soletração, que teve sua primeira edição em 2010 e que se tornou possível graças a uma parceria entre a Administração Municipal de Tijucas, por meio da Secretaria de Educação e a empresa Mosarte, tendo como principal entusiasta o saudoso empresário Marco Aurélio Sedrez. Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Karina Peixoto Silva
SABER MAIS

Peça sua Música

Por favor preencha todos os campos

Contato enviado com sucesso

Top