ÚLTIMAS NOTÍCIAS

17/03/2022
Taxa de Licença de Localização (TLL) vence dia 1º de abril
Está disponível para pagamento sem multas e encargos até o dia 1º de abril de 2022, a Taxa de Licença de Localização (TLL). Depois desta data, todos os estabelecimentos precisam ter o alvará de funcionamento para o ano de 2022 fixado em local visível. Em caso de fiscalização, o contribuinte será orientado a regularizar o débito e imprimir o alvará para que seja fixado no estabelecimento. Segundo o Auditor Fiscal da prefeitura de Tijucas, Rodrigo Luiz Vieira, após a notificação dos fiscais a empresa tem um prazo para efetuar o pagamento. “Caso o alvará não esteja fixado, mas o empresário esteja com o imposto em dia, é solicitado que seja feita a impressão do alvará imediatamente para fixação. Já nos casos em que o empresário não quitou o imposto, orientamos o mesmo a fazer o pagamento, que pode ser feito em até 30 dias. Somente depois deste prazo, caso ainda permaneça a dívida, o estabelecimento será autuado”, diz. EMISSÃO VIA INTERNET A emissão da guia de pagamento da TLL, assim como outros diversos impostos municipais, pode ser feita via internet pelo site da Prefeitura. Basta acessar o link SERVIÇOS AO CIDADÃO que fica no canto direito da página inicial do portal do município. Na área de serviços ao contribuinte, é possível acessar a 2ª via dos carnês do Alvará e também emitir o Alvará de Funcionamento, depois de quitado. Em caso de dúvidas, o setor de Tributos atende das 7h às 13h pelos telefones (48) 3263-8161, 3263-8162 ou 3263-8177. SOBRE A TLL A taxa é regulamentada pela Lei Complementar 001/2010 que institui o Código Tributário do município de Tijucas. Conforme artigo 320 da referida lei, a TLL concede a licença obrigatória para localização e instalação de qualquer estabelecimento no Município. Ela disciplina o uso e a ocupação do solo urbano e deve ser paga anualmente.
SABER MAIS
16/03/2022
Saúde de Tijucas divulga relatório com lista de espera zerada para diversos exames
A secretaria municipal de Saúde de Tijucas divulgou nesta semana um relatório atualizado da lista de espera por exames e procedimentos no município. Exames como: ecocardiograma, colonoscopia, tomografia, ressonância, ultrasson ginecológico e mamografia estão com a fila zerada. De acordo com dados do setor de regulação do município, em março de 2021 havia 5.158 pedidos de ultrassonografia. Hoje o mesmo procedimento conta com 812 pacientes aguardando na fila. Diversos outros exames que no mesmo período do ano passado passavam de 200 pessoas na fila, hoje já estão zerados e são realizados de acordo com o encaminhamento médico. “Isto é resultado de um grande trabalho da nossa equipe de regulação e ao mesmo tempo, dos investimentos da Administração Municipal na aquisição de mais exames, no estabelecimento de convênios com mais clínicas para que os procedimentos aconteçam de forma mais rápida e aqui mesmo, no nosso município”, diz o secretário de Saúde, Vilson José Porcíncula. QUEM AINDA ESTÁ NA FILA O setor de regulação explica que algumas pessoas ainda podem questionar se seu nome está na lista de espera ou por que ainda não foram chamadas. Neste caso, a orientação é procurar o Setor de Regulação da unidade básica de saúde onde o paciente foi atendido para verificar a sua situação específica. “Infelizmente também vemos muitos casos em que a pessoa saiu da consulta com o pedido de exames mas não fez o agendamento, ou seja, levou o pedido médico para casa e acredita estar aguardando pelo exame, porém, seu pedido nem foi incluído no sistema”, explica o médico regulador Renato Abreu Ribeiro. Portanto, se você tem dúvidas sobre os exames ou procedimentos que está aguardando para realizar, procure a UBS onde foi atendido e solicite informações no SETOR DE REGULAÇÃO da unidade. As listas de espera por procedimentos tanto do município quanto do estado são públicas e podem ser acessadas pelo endereço: www.saudetijucas.sc.gov.br
SABER MAIS
15/03/2022
Orquestra Philarmonia de Brusque realiza circuito regional
O Circuito Musical da Orquestra Philarmonia Brusque acontece em cinco escolas da rede estadual de Santa Catarina com o intuito de promover a difusão da música instrumental dentro de espaços públicos da educação básica e aproximar alunos e familiares de um repertório de concerto. A Orquestra Philarmonia Brusque é um grupo que atua no cenário artístico de Brusque há cerca de dez anos e espera atrair o público regional por meio de um concerto que apresenta uma sequência de músicas que ilustram as várias características do movimentos musicais europeus - renascença, barroco, classicismo e romantismo até abordar músicas brasileiras do início do século XX. Uma grande oportunidade para o público em geral apreciar o trabalho desta jovem Orquestra e transformar o espaço das escolas que apoiam este projeto em centros culturais de toda a comunidade. Brusque, Botuverá, São João Batista, Major Gercino e Tijucas acolhem este projeto por meio de escolas de referência local ao mesmo tempo em que possibilitam uma retomada cultural de eventos presenciais e acústicos. A Orquestra Philarmonia Brusque é integrada por 19 músicos e vem trabalhando neste repertório desde meados do ano passado na expectativa de poder apresentar um trabalho diferenciado e inédito. A entrada de todos os concertos é gratuita e pode contar com o dinamismo de mais ações culturais de cada escola; um projeto de integração social e fruição cultural.
SABER MAIS
09/03/2022
Confirmada realização da Festa do Divino Espírito Santo 2022
Em reunião no gabinete do prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, nesta segunda-feira (07), o padre Elizandro Scarsi e o membro da CAEP e coordenador da festa do Divino Espírito Santo, Nilson Ferreira Rodrigues, trataram sobre a realização do evento neste ano. Presente na reunião, o secretário municipal de Saúde, Vilson José Porcíncula, orientou os organizadores a enviarem um plano de ação para o evento incluindo medidas de protocolo para evento seguro. A festa do divino deixou de ser realizada por dois anos seguidos, em 2020 e 2021 por conta da pandemia. Neste ano, a programação prevê a realização da festa entre os dias 3 e 6 de junho, tendo ainda, um mês antes do evento, as tradicionais novenas do Divino. “A festa do divino é uma tradição secular em nosso município e as pessoas estão ansiosas pela sua retomada. Esperamos que até lá a situação de saúde esteja ainda melhor. Hoje já temos uma realidade de queda no número de casos e, aos poucos, as atividades estão sendo retomadas normalmente”, disse o prefeito. Além das atividades já tradicionais da festa, com missas, cortejo imperial e atrações musicais, também está programada, a exemplo de anos anteriores, a realização do bingo e do baile da terceira idade, em parceria com a secretaria de Ação Social. Também participaram da reunião, a secretária de Ação Social, Bianca Bibiani Machado, o secretário municipal de Administração e Finanças, Rosenildo de Amorim e a secretária municipal de Cultura, Juventude e Turismo, Paula Regina da Silva.
SABER MAIS
25/02/2022
Abertas inscrições para o Casamentão Popular 2022
Estarão abertas a partir da próxima quarta-feira, dia 2 de março, as inscrições para casais interessados em participar do Casamentão Popular Tijuquense. O período de inscrições ficará aberto até o dia 31 de março na Secretaria de Ação Social de Tijucas. No ano de 2020 a secretaria chegou a abrir inscrições para o evento, mas por conta da pandemia, a edição daquele ano, bem como, a de 2021, não puderam ser realizadas. Com isso, os casais inscritos no ano de 2020, caso ainda tenham interesse em participar do Casamentão, podem procurar a secretaria de Ação Social para confirmar a inscrição para este ano. Para se inscrever, é necessário apresentar os seguintes documentos: - CPF dos noivos; - documento de identidade dos noivos; - comprovante de renda dos noivos - comprovante de residência (é necessário que pelo menos um dos noivos resida, no mínimo, há dois anos no município). O evento é regulamentado pela Lei 2090 de 2007, que determina sua realização anual, sempre no último sábado do mês de maio. De acordo com a secretária de Ação Social, Bianca Bibiani Machado, diante do estado de pandemia, a data pode sofrer alguma alteração. Ela ainda explica que de acordo com a necessidade dos inscritos, serão feitos os encaminhamentos para emissão de segunda via de certidões atualizadas de documentos, como: certidão de nascimento, de casamento e divórcio. Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ação Social através do (48) 3263-0150.
SABER MAIS

Peça sua Música

Por favor preencha todos os campos

Contato enviado com sucesso

Top