ÚLTIMAS NOTÍCIAS

06/04/2022
Tijucas conta com mais de 100 focos do mosquito da dengue
O Estado de Santa Catarina vive uma nova epidemia de dengue, inclusive com alguns casos graves da doença em algumas cidades. Em Tijucas existem atualmente 103 focos do mosquito Aedes Aegypti e casos de dengue já foram registrados. Por isso, a Vigilância Epidemiológica do município está em estado de alerta e pede mais conscientização para o combate ao mosquito transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya e seus criadouros. Cada morador deve fazer sua parte e verificar seu quintal, eliminando a água limpa parada. “Foram encontrados, no mês de março, 46 novos focos do mosquito Aedes Aegypti em Tijucas, principalmente em residências do bairro Joáia, o que dificulta o nosso trabalho porque precisamos esperar encontrar os proprietários em casa para fiscalizar e eliminar os criadouros. A situação é preocupante porque nós temos dois bairros infestados: Centro e Universitário, e ainda na Joáia tivemos casos de dengue e também criadouros do mosquito”, analisa Idarleni Daroci, coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas. Para combater o mosquito, uma equipe composta por agentes comunitários e agentes de endemias está visitando as residências e empresas limpando locais com criadouros. De acordo com o secretário de saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula, os próprios moradores têm um papel importante no combate à água limpa parada, criadouro do mosquito, nas áreas residenciais e nos estabelecimentos comerciais. “Voltamos a pedir aos moradores e empresários de Tijucas: tenham um olhar mais vigilante para essa situação, fiscalizem suas residências e suas empresas para ver se existem criadouros do mosquito e eliminem a água limpa parada. Uma simples tampinha de garrafa pode ser um local de criação do mosquito. Nos ajudem a cuidar da nossa cidade”, solicita o secretário de Saúde, Vilson José Porcincula. Denúncias Além de cuidar para não acumular água limpa parada em seu quintal, você pode denunciar algum local que não está sendo devidamente cuidado pelo proprietário. Ligue para (48) 9 9117-9696 e faça sua denúncia.
SABER MAIS
31/03/2022
Programação de Páscoa no Casarão Gallotti terá oficinas de artesanato e shows musicais
A Páscoa está chegando e a secretaria municipal de Cultura, Juventude e Turismo de Tijucas já está com tudo pronto para celebrar a data com muita alegria e diversão. A partir do dia 1º de abril, terá início, no Casarão Gallotti, uma extensa programação de oficinas de artesanato e shows musicais. Os artistas, que foram contemplados pela Lei Aldir Blanc, vão se apresentar aos sábados, quando também acontecem oficinas culturais que se estendem durante a semana. As aulas serão gratuitas e as vagas, limitadas. Para participar, é preciso se inscrever. Os interessados devem ligar ou enviar mensagem para o número (48) 99167-6445. Também é possível se inscrever pessoalmente no Casarão Gallotti de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Confira a programação completa: 1º de abril (Sexta-feira) 14h: Oficina de Patchcolagem em panos de prato com Mayara Gregório (10 vagas) 2 de abril (Sábado) 14h: Show musical com Renato Alves Dias e Renato Alves Dias Filho 15h às 16h: - Música eletrônica com Dj César dos Santos - Oficina com pintura em Gesso com José Cabreira Neto 17h às 18h: Show musical com Hudson dos Anjos 18h às 19h: Show musical com Jamir Pereira 3 de abril (Domingo) 15h às 16h: Show musical com Rafaela Schmitz Nascimento 16h às 19h: Show musical com Leonardo Cota e Banda 4 de abril (Segunda-feira) 14h: Oficina de Customização de pano de prato com Flávia Schmitz (10 vagas) 19h: Oficina de bonecaria com Alessandra Rocha (10 vagas) 5 de abril (Terça-feira) 14h: Oficina de bonecaria com Leandra de Souza Schuart Rodrigues (10 vagas) 6 e 7 de abril (quarta e quinta-feira) 14h: Oficina de bonecaria com guirlanda com Marlene Fernandes de Azevedo (10 vagas - 2 dias de aula) 8 de abril (Sexta-feira) 14h: Oficina de Cestas de Páscoa com Laura Gina da Silva (10 vagas) 9 de abril (Sábado) 13h30: Oficina de artesanato em madeira (para crianças) com Alexandre Muller do Ateliê Maria Flor (25 vagas) 15h: Aula de alongamento com Danyelle Beatriz Ábila Pádua 16h: Brincadeiras com o Palhaço Tijuquinha 18h: Música eletrônica com DJ Welliton Rosa Formigueri 10 de abril (Domingo) 14h: Oficina de cama pet a partir de pneus com Nelson Jaques (10 vagas) 15h: - Show musical com Marcos Vinicius Feliciano - Oficina de jogos em madeira para crianças com Fabiano Jamir da Silva 16h: Show musical com Richard Limeira 17h: Show musical com Felipe Miranda 11 de abril (Segunda-feira) 14h: Oficina de pintura em pano de prato com Viviane Correia (10 vagas) 12 de abril (Terça-Feira) 14h: Oficina de almofada de Páscoa com Luci Silva Rita (10 vagas) 14 de abril (Quinta-feira) 14h: Oficina de sousplat de Páscoa com Paula Cristina Cardoso (10 vagas)
SABER MAIS
28/03/2022
Tijucas recebe unidade móvel para castração de animais
Na manhã desta segunda-feira (28) uma unidade móvel veterinária para castração de animais de pequeno porte esteve em Tijucas para realização de procedimentos previamente agendados. O serviço foi contratado pela administração municipal, através da secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, por meio de credenciamento, assim como é feito com as demais clínicas veterinárias do município. A seleção dos animais a serem atendidos foi feita pela ONG Castre um focinho, de Tijucas. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, Odirlei Resini, somente hoje foram realizados em torno de 40 procedimentos. “Nossa intenção neste momento é atender o maior número possível de animais de rua que estão sob a responsabilidade de protetores voluntários e em seguida vamos ampliar estes procedimentos aos demais animais da cidade. Hoje já temos uma rotina de castrações com clínicas credenciadas e estes mutirões serão realizados em paralelo, como forma de agilizar a lista de espera”, diz o secretário. O prefeito Eloi Mariano Rocha esteve no local nesta manhã e adiantou que novos mutirões estão autorizados. “Precisamos dar uma atenção especial aos animais e estes procedimentos são extremamente importantes. Por isso já está autorizada a contratação de novos mutirões como este, além da continuidade das cirurgias que já temos contratadas nas clínicas credenciadas”, disse. A data e quantidade de procedimentos que serão contratados serão analisadas pela secretaria e divulgada oportunamente.
SABER MAIS
17/03/2022
Taxa de Licença de Localização (TLL) vence dia 1º de abril
Está disponível para pagamento sem multas e encargos até o dia 1º de abril de 2022, a Taxa de Licença de Localização (TLL). Depois desta data, todos os estabelecimentos precisam ter o alvará de funcionamento para o ano de 2022 fixado em local visível. Em caso de fiscalização, o contribuinte será orientado a regularizar o débito e imprimir o alvará para que seja fixado no estabelecimento. Segundo o Auditor Fiscal da prefeitura de Tijucas, Rodrigo Luiz Vieira, após a notificação dos fiscais a empresa tem um prazo para efetuar o pagamento. “Caso o alvará não esteja fixado, mas o empresário esteja com o imposto em dia, é solicitado que seja feita a impressão do alvará imediatamente para fixação. Já nos casos em que o empresário não quitou o imposto, orientamos o mesmo a fazer o pagamento, que pode ser feito em até 30 dias. Somente depois deste prazo, caso ainda permaneça a dívida, o estabelecimento será autuado”, diz. EMISSÃO VIA INTERNET A emissão da guia de pagamento da TLL, assim como outros diversos impostos municipais, pode ser feita via internet pelo site da Prefeitura. Basta acessar o link SERVIÇOS AO CIDADÃO que fica no canto direito da página inicial do portal do município. Na área de serviços ao contribuinte, é possível acessar a 2ª via dos carnês do Alvará e também emitir o Alvará de Funcionamento, depois de quitado. Em caso de dúvidas, o setor de Tributos atende das 7h às 13h pelos telefones (48) 3263-8161, 3263-8162 ou 3263-8177. SOBRE A TLL A taxa é regulamentada pela Lei Complementar 001/2010 que institui o Código Tributário do município de Tijucas. Conforme artigo 320 da referida lei, a TLL concede a licença obrigatória para localização e instalação de qualquer estabelecimento no Município. Ela disciplina o uso e a ocupação do solo urbano e deve ser paga anualmente.
SABER MAIS
16/03/2022
Saúde de Tijucas divulga relatório com lista de espera zerada para diversos exames
A secretaria municipal de Saúde de Tijucas divulgou nesta semana um relatório atualizado da lista de espera por exames e procedimentos no município. Exames como: ecocardiograma, colonoscopia, tomografia, ressonância, ultrasson ginecológico e mamografia estão com a fila zerada. De acordo com dados do setor de regulação do município, em março de 2021 havia 5.158 pedidos de ultrassonografia. Hoje o mesmo procedimento conta com 812 pacientes aguardando na fila. Diversos outros exames que no mesmo período do ano passado passavam de 200 pessoas na fila, hoje já estão zerados e são realizados de acordo com o encaminhamento médico. “Isto é resultado de um grande trabalho da nossa equipe de regulação e ao mesmo tempo, dos investimentos da Administração Municipal na aquisição de mais exames, no estabelecimento de convênios com mais clínicas para que os procedimentos aconteçam de forma mais rápida e aqui mesmo, no nosso município”, diz o secretário de Saúde, Vilson José Porcíncula. QUEM AINDA ESTÁ NA FILA O setor de regulação explica que algumas pessoas ainda podem questionar se seu nome está na lista de espera ou por que ainda não foram chamadas. Neste caso, a orientação é procurar o Setor de Regulação da unidade básica de saúde onde o paciente foi atendido para verificar a sua situação específica. “Infelizmente também vemos muitos casos em que a pessoa saiu da consulta com o pedido de exames mas não fez o agendamento, ou seja, levou o pedido médico para casa e acredita estar aguardando pelo exame, porém, seu pedido nem foi incluído no sistema”, explica o médico regulador Renato Abreu Ribeiro. Portanto, se você tem dúvidas sobre os exames ou procedimentos que está aguardando para realizar, procure a UBS onde foi atendido e solicite informações no SETOR DE REGULAÇÃO da unidade. As listas de espera por procedimentos tanto do município quanto do estado são públicas e podem ser acessadas pelo endereço: www.saudetijucas.sc.gov.br
SABER MAIS

Peça sua Música

Por favor preencha todos os campos

Contato enviado com sucesso

Top